Mais uma vez Lewis Hamilton subiu no topo do pódio no GP de Portugal. Vencedor em Portimão no ano passado, o heptacampeão mundial voou no Circuito do Algarve e venceu a corrida deste domingo. O britânico chegou a cair para a terceira posição no início da prova, mas superou os rivais na pista para conquistar a 97ª vitória na Fórmula 1. Max Verstappen foi o segundo colocado, e Valtteri Bottas completou o pódio.
O britânico da Mercedes faturou a segunda vitória do ano e abriu vantagem na liderança da temporada, com 69 pontos, com Max Verstappen na cola, com 61. O holandês da RBR viu um ponto escapar das mãos ao fim da prova. Ele havia feito a volta mais rápida da corrida na última volta, mas ultrapassou os limites de pista em uma curva. Assim, o finlandês Bottas (Mercedes) ficou com o ponto de volta mais rápida.
A quarta etapa da Fórmula 1 2021 será disputada no dia 9 de maio, o GP da Espanha, em Barcelona.
Lewis Hamilton no GP de Portugal — Foto: REUTERS/Marcelo Del Pozo
O pódio
HAMILTON: “Esta foi uma corrida muito difícil fisicamente e mentalmente. Não fiz uma boa largada e também perdi no reinício, mas foi um ótimo resultado no final. Não foi tudo perfeito e precisamos nos preparar agora para o rápido retorno para a Espanha.”
Largada
Pole position, Bottas largou bem e manteve a liderança, sem dar chance para Hamilton, que segurou Verstappen. Sainz também largou bem e ultrapassou Pérez já na primeira curva. Norris também ganhou uma posição ainda na primeira volta, deixando Ocon para trás.
Momentos-chave
1. Sainz ultrapassa Pérez na primeira curva da corrida, assumindo a quarta posição.
2. Ainda na primeira volta, Norris ultrapassa Ocon na primeira volta.
3. Abrindo a segunda volta, Raikkonen toca na traseira do companheiro de Alfa Romeo Giovinazzi, tem a asa dianteira bastante danificada e precisa abandonar a corrida. Safety car entra em ação.
12. Pérez enfim para na volta 52 e cai para a quarta posição.
13. Alonso ultrapassa Sainz para assumir a oitava posição na volta 59.
14. Bottas tira de Pérez a melhor volta da corrida na penúltima volta depois de ter trocado de pneus para macios justamente para tentar a volta rápida.
15. Verstappen faz a melhor volta da corrida na última volta depois de ter trocado de pneus para macios justamente para tentar a volta rápida. Só que o holandês ultrapassa o limite da pista e não tem a volta rápida validada. O ponto fica com Bottas. (Globo Esporte)