O Dia das Bruxas (ou Halloween) é dia 31 de outubro. A sua tradição é bastante forte em países como Estados Unidos, Irlanda e Canadá, onde as crianças fantasiadas de forma assustadora batem de porta em porta a fim de ganhar doces.
A festa se popularizou um pouco por todo o mundo. No Brasil, a sua comemoração remonta há cerca de 20 anos, tendo sido disseminada principalmente pelas escolas de línguas.
Eu Cuiabá, começou a ser comorada majoritariamente por universitários, na década de 1980. Depois, se popularizou com festas em boates, como Afrikans Kimba e El Templo, em Várzea Grande; e, ainda, Apoteose, Zagaia e Transas, em Cuiabá.
Todavia, em Mato Grosso, sem dúvida, o Dia das Bruxas foi imortalizado a partir da década de 1990, com a Festa Shipú Fantasy, batizada como “festa estranha destinada para gente esquisita”. Para se ter uma ideia do tamanho do envolvimento, os festeiros do Shipú se tratam comumente de “Gente Estranha!”.
Origem do Halloween
O dia das bruxas teve origem com o povo celta, que celebrava o festival de Samhain, uma homenagem ao rei dos mortos. Nessa ocasião, cuja festa durava 3 dias (com início no dia 31 de outubro), se agradecia a abundância das colheitas do ano.
Segundo estudiosos, como era uma festa pagã, no século VIII a igreja alterou o calendário na tentativa de atribuir à festa o caráter religioso, através da mistura das datas.
Assim, o Dia de Todos os Santos, antes comemorado no dia 13 de maio, passou a ser no dia 1 de novembro, antecedendo o que passou a ser o dia das bruxas, Halloween, cujo nome resulta da junção das palavras hallow e eve, que significam respectivamente “santo” e “véspera”.
Tradições: doce ou travessura?
Dentre as atividades mais comuns encontra-se a prática norte-americana do “doce ou travessura” (trick or treat, em inglês).
A brincadeira, que surgiu nos Estados Unidos, consiste em andar fantasiado pela vizinhança e bater de porta em porta dizendo a tal frase à espera de receber doces, caso contrário é feita uma travessura a quem negar dar guloseimas.
As fantasias mais escolhidas estão relacionadas ao tema sombrio e macabro. Encontram-se bruxas, esqueletos, vampiros, zumbis, etc. Além das fantasias, as pessoas costumam se maquiar com o objetivo de ficarem com o aspecto mais assustador possível.
A decoração envolve os tons de preto, laranja e roxo e os símbolos alusivos à comemoração.
Símbolos do Dia das Bruxas
Há símbolos que estão sempre presentes: abóboras com caras, bruxas, morcegos, aranhas, fantasmas, caveiras, gatos pretos, zumbis, etc.
As abóboras com velas acesas servem para iluminar o caminho dos mortos. O seu uso surge da modificação de uma lenda irlandesa, a lenda de Jack O’ Lantern, alma de um homem que não foi aceito nem no céu nem no inferno e que, assim, andava a vaguear na terra, iluminando as noites com um nabo.
Os gatos pretos, surgem em decorrência da sua associação à maldição e ao azar, enquanto os zumbis são cadáveres em busca de vingança.
Também é o Dia do Saci!
Em 2003, o Projeto de Lei Federal n.º 2.762 institui a comemoração do Dia do Saci no dia 31 de outubro. Isso porque a introdução da Festa do Halloween no Brasil recebeu muitas críticas, sobretudo da Igreja Católica que acusou a celebração de pagã e pouco educativa.
Diante disso, foi introduzido o Dia do Saci com o intuito de afastar a tradição da festa das bruxas e no lugar celebrar o folclore do Brasil.
O saci, um menino travesso de uma perna, é uma das figuras mais emblemáticas do folclore brasileiro.