Desde 2002 sem vencer a Austrália, a seleção brasileira feminina de basquete precisa quase operar um milagre neste domingo pelo Pré-Olímpico. Depois de perder para Porto Rico e França, as comandadas de José Neto terão que superar a atual número 2 do ranking da FIBA ou estarão fora de Tóquio 2020.

Ao todo, se classificam para os Jogos Olímpicos três das quatro seleções que formam o grupo do Brasil no torneio qualificatório que acontece em Bourges, na França. No caso: Austrália, França e Porto Rico. Número 5 do mundo, as francesas já garantiram uma das vagas ao derrotar as brasileiras neste sábado.

Menos de 24h

O Brasil não terá muito tempo para lamentar a derrota contra a França. Isso porque a seleção não terá nem 24h de descanso até o jogo decisivo diante da Austrália, às 10h (de Brasília) de domingo, com transmissão do SporTV 2 e GloboEsporte.com (para assinantes). França e Porto Rico jogam às 12h30 (de Brasília).

Entenda o cenário dramático

  • O Brasil só tem chance de se classificar para Tóquio 2020 se vencer a Austrália, independentemente do resultado de França x Porto Rico;
  • Se o Brasil vencer a Austrália, e a França bater Porto Rico na última rodada desse grupo do Pré-Olímpico, as brasileiras, australianas e porto-riquenhas ficam todas com uma vitória e duas derrotas. Nesse caso, de tríplice empate, o critério para definir as posições finais é o número de pontos marcados. No cenário citado, é preciso aguardar os placares para fazer uma projeção;
  • Se o Brasil vencer a Austrália, e Porto Rico bater a França na última rodada desse grupo do Pré-Olímpico, as porto-riquenhas terminam em segundo com duas vitórias, atrás somente das francesas. A seleção brasileira e a australiana empatariam no número de vitórias, mas o time verde e amarelo levaria a melhor por ter vencido o confronto direto;
  • Se o Brasil perder a Austrália, está fora de Tóquio 2020, e Porto Rico e Austrália se classificam ao lado da França, já garantida.
Pré-Olímpico Basquete Feminino: Brasil x França — Foto: CBB

Pré-Olímpico Basquete Feminino: Brasil x França — Foto: CBB

Trajetória do Brasil no Pré-Olímpico

  • Brasil 89 x 91 Porto Rico

Depois de tirar o Brasil do Mundial de 2018, a equipe caribenha voltou a atravessar bruscamente o caminho das brasileiras com uma virada heroica na estreia do Pré-Olímpico. A seleção chegou a liderar por 12 pontos de vantagem, mas deixou Porto Rico reagir, sofrendo apagão no período extra.

Melhores momentos de Porto Rico 91 x 89 Brasil pelo pré-olímpico de basquete feminino

Melhores momentos de Porto Rico 91 x 89 Brasil pelo pré-olímpico de basquete feminino

  • Brasil 72 x 89 França

O Brasil pouco conseguiu fazer diante da França, única seleção que segue invicta no Pré-Olímpico de Bourges. O time começou muito afoito o confronto e somente no terceiro quarto conseguiu, por alguns minutos, conter a ofensiva francesa. Neste quarto a diferença que terminou em 17 pontos chegou a ser de apenas 4. Com o desgaste natural do confronto, no entanto, a superioridade técnica da França apareceu.

Melhores momentos: Brasil 72 x 89 França pelo Pré-olímpico de basquete feminino

Sobre o Pré-Olímpico Mundial de Bourges

  • Data – 6 e 9 de fevereiro
  • Local – Bourges, França
  • Equipes – Brasil, França, Porto Rico e Austrália
  • Vagas em disputa para Tóquio – Três (a França está garantida)
  • Formato de disputa – Todas as seleções se enfrentam em jogo único, com cada uma realizando três partidas. As três primeiras se classificam para a Olimpíada de Tóquio, e o critério de desempate será o saldo de pontos
  • Ranking do Brasil – 15º lugar no mundo

(Globo Esporte)