Na estreia do técnico Alberto Valentim, o Cuiabá não mostrou um grande futebol, mas conseguiu o triunfo de 1 a 0 diante do Luverdense na manhã deste domingo (11), na Arena Pantanal. Em um jogo travado onde os goleiros trabalharam pouco, o oportunismo de Guilherme Pato, aos 45 minutos do segundo tempo fez a diferença para garantiu mais três pontos ao Dourado que disparou na liderança do campeonato, agora com 20 pontos.
Do outro lado, o Luverdense, que lamentou muito a derrota, caiu para a oitava colocação mas já tem sua classificação garantida após a vitória do Dom Bosco diante do Poconé (3 a 2) que culminou com o rebaixamento de Poconé e Sinop.
Primeiro tempo
Cuiabá e Luverdense fizeram um jogo morno, praticamente travado após os 25 minutos pela forte marcação defensiva do Luverdense. Com o time avançado e domínio da partida, o Dourado criou mais oportunidades, no entanto se esbarrava no bom trabalho da defesa do adversário que retornava com todos os seus jogadores. O Cuiabá chegou a fazer pressão, que foi interrompida com o ótimo posicionamento tático do time de Lucas. No gol, o goleiro Gabriel atuou bem fazendo ótimas defesas e garantiu o empate para os visitantes.
O goleiro Walter só trabalhou uma vez durante todo o primeiro tempo, quando Léo Goteira recebeu pela esquerda e chutou forte, rasteiro, de longe, aos 46 minutos. Bem posicionado, Walter fez a defesa firme e evitou o gol do Verdão do Norte.
Segundo tempo
A segunda parte do jogo começou a todo vapor, com as duas equipes se soltando mais em campo. E a primeira oportunidade foi para o Luverdense logo aos 2 minutos, em jogada de contra-ataque. Nicolas recebeu de frente para o gol e no momento do chute foi travado pelo zagueiro. A resposta do Dourado foi aos 5 minutos quando Camilo fez boa jogada individual e cruza na boca do gol. Rafael Gava não alcança e Guilherme Pato não teve domínio. Ótima chance que foi desperdiçada.
Aos 9 minutos, o Dourado teve outra chance para marcar. Em um lançamento da esquerda, Jonathan Cafu, dentro da área chegou batendo de primeira, mas a bola passou por cima do travessão. Aos 12 minutos, o técnico Alberto Valentim decidiu promover a estreia do atacante Clayson, ex-Bahia, que teve uma atuação regular.
Aos 16 minutos, Guilherme Pato fez uma grande jogada, invadindo a área e dando uma meia-lua em zagueiro do Luverdense. Ele mesmo decidiu chutar para o gol. O goleiro Gabriel Félix fez a defesa com os pés. Pato teve outra chance em um lançamento de Gava na marca do pênalti, mas o jogador não teve domínio para o arremate.
Depois disso o Luverdense cresceu e passou a ameaçar, criando boas chances. Mas, no momento em que o Verdão do Norte estava melhor, o Cuiabá marcou o gol. Após jogada bem trabalhada na área, Guilherme Pato recebeu assistência de Elton e foi oportunista, batendo rasteiro de bico entre dois zagueiros: Cuiabá 1 a 0. Nos últimos instantes o Luverdense fez pressão, mas já era tarde para uma reação.
O Cuiabá volta a jogar na próxima quinta-feira, quando enfrenta o 4 de Julho, em Teresina-PI, pela Copa do Brasil.