A Guarda Municipal de Várzea Grande está completando nessa semana 19 anos de trabalhos efetivos prestados à sociedade várzea-grandense. Foi no dia 8 de setembro de 2.000, logo após ser apresentada oficialmente no desfile de 7 de Setembro, que a corporação deu início às ações de rua, com trabalho de patrulhamento preventivo e ostensivo, passando a ser mais um apoio às forças de segurança já em atuação no Estado.

Para marcar esse momento, os 143 guardas municipais que integram o efetivo da Instituição, foram homenageados com ‘Moções de Aplausos’ da Assembleia Legislativa de Meto Grosso, entregues pelo deputado estadual Elizeu Nascimento (DC), em cerimônia na sede da instituição.

Cada um dos 143 GM´s recebeu a Moção, inclusive o guarda municipal Marcel Silveira, vítima de um acidente automobilístico há exatamente três meses, representado na cerimônia por sua esposa, Ana Luisa. O reconhecimento aos serviços prestados pela Guarda Municipal, bem como sua importância para ordenamento do trânsito, à segurança da população e de garantias ao patrimônio público, é percebido por todo o Estado.

“A Guarda Municipal, que é pioneira em Mato Grosso, enche Várzea Grande de orgulho. Se é exemplo e é reconhecida é porque reflete o empenho, a coragem e a dedicação de um de vocês, sejam dos guardas do operacional, bem como do administrativo, pois todos atuam pelo bem coletivo, pela sociedade”, destacou o deputado.

O vice-prefeito de Várzea Grande, José Hazama, reforçou que desde a implantação da Guarda Municipal, em fevereiro de 2.000, a cidade passou a contar com uma força de segurança a mais. “Passamos a ter um apoio mais próximo. Uma guarda cidadã, que atende desde situações como mulheres em trabalho de parto, até apreensões de veículos roubados e foragidos da justiça. Não temos dúvida de que é uma instituição que nos orgulha e que essa homenagem é mais do que justa”.

O secretário de Defesa Social e comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, fez questão de dizer aos colegas que “cada membro da corporação leva consigo, para a sociedade, a Guarda Municipal”. Como completou: “Somos um modelo para o Estado, pioneiros e estamos desde então prestando um atendimento de excelência, seja ele de pequena, média ou grande complexidade”.

O deputado Elizeu Nascimento, que preside a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado, destacou que o respeito e o reconhecimento conquistados pela Guarda Municipal se dão pela própria estruturação da Instituição que buscou parcerias com a Polícia Militar e que passou a ter comandantes formados dentro da base da Guarda Municipal, como é o caso do atual comandante, o Evandro Homero Dias, que sucedeu a primeira comandante mulher, a GM Cristiane Prado. “Ninguém melhor do que um integrante da Guarda Municipal, formado aqui dentro, para saber das dificuldades do dia-a-dia e assim, poder melhorar a rotina dos comandados. Acredito que a cada ano a Guarda está cada vez mais fortalecida”.

O secretário municipal de Administração, Pablo Pareira, é filho do primeiro comandante da Guarda Municipal, o coronel Walter de Fátima Pereira, e disse que participar de uma solenidade de reconhecimento pela atuação de cada membro da corporação era motivo de orgulho e emoção. “Acompanhei todo o processo de implantação e como meu pai se dedicou para tornar esse sonho em realidade. Hoje estamos aqui, vendo a primeira Guarda Municipal de Mato Grosso ser homenageada. Quem vive em Várzea Grande sabe como a Guarda é presente e operacional”.

O vereador Chico Curvo destacou a atuação e o reconhecimento dos trabalhos prestados pela Guarda Municipal e a iniciativa do deputado.

Desde 2016, a Guarda Municipal integra a secretaria de Defesa Social, se unindo à Defesa Civil e à Junta Militar, Pasta essa que nasceu com a missão de agregar todas as forças de segurança em ações preventivas e ostensivas em prol da população várzea-grandense.

 (Com Secom/VG)