A esperança do Guarani em conseguir um milagre na Série B do Brasileiro acabou na noite desta terça-feira. O empate por 0 a 0 com o Amazonas, diante de vaias e protestos de 2.281 torcedores no Brinco de Ouro, decretou o rebaixamento do Bugre para a terceira divisão nacional com duas rodadas de antecedência.
Era uma queda anunciada para quem está no Z-4 desde o início da competição, fez apenas 11 pontos no turno e completou 30 rodadas seguidas na lanterna – 31 no geral. O time precisava vencer para seguir vivo, criou chances, mas parou em uma atuação inspirada do goleiro Fabian Volpi, caindo para a Série C depois de oito participações consecutivas na Série B.
PRIMEIRO TEMPO
O Guarani teve volume ofensivo no primeiro tempo e empilhou chegadas perigosas, mas parou na atuação inspirada do goleiro Fabian Volpi, com cinco defesas difíceis – três delas em tentativas do meia Luan Dias. Enquanto o Bugre criou chances reais, o Amazonas foi para o intervalo sem dar trabalho a Pegorari.
SEGUNDO TEMPO
Volpi começou o segundo tempo como terminou o primeiro: evitando o gol do Guarani. Logo no primeiro minuto, defendeu com os pés um chute de Caio Dantas. Depois, também salvou em cabeçadas de Lucas Araújo e Bruno Mendes. Só que o Amazonas melhorou com as mudanças, saiu para o jogo e também assustou: Sassá acertou a trave em bomba de longe, e Vladimir fez milagre em oportunidade clara de Ênio. Com o passar do tempo, o nervosismo tomou conta dos jogadores do Bugre, impedindo uma mudança de cenário até o apito final que decretou o rebaixamento alviverde.
COMO FICA
Com 32 pontos e mais seis em disputa, o Bugre, agora há quatro jogos sem vencer, não pode alcançar o CRB, primeiro time fora da degola, com 39. O Amazonas, por outro lado, tem 49 pontos, em 11º, e apenas cumpre tabela, sem chance de acesso ou risco de queda nas rodadas finais.
NA AGENDA
O próximo compromisso do Guarani está marcado para domingo, quando faz um melancólico duelo de rebaixados com o Brusque, a partir das 11h, em Santa Catarina. Já o Amazonas volta a campo no sábado, contra o Goiás, às 19h (de Brasília), em casa – o Esmeraldino ainda sonha com o G-4. (GE)