O Guaraní, do Paraguai, derrotou o Palestino, do Chile, por 2 a 1, na noite desta quinta-feira, em jogo válido pela segunda fase da Copa Libertadores. Com esse resultado, garantiu a classificação para a etapa de grupos. O time paraguaio estará na chave 2, a mesma do Palmeiras. No confronto de ida, o Guaraní já havia vencido o Palestino por 1 a 0.
Apesar da grande intensidade, não houve muitas chances de gol na primeira etapa. Mas, já nos acréscimos o Palestino conseguiu abrir o placar, com Benegas completando o cruzamento de Díaz pela esquerda.
O Guaraní conseguiu empatar a partida logo no início do segundo tempo. Sergio Felipe se atrapalhou com a bola duas vezes e Bobadilla ficou cara a cara com o goleiro Guruceaga. O atacante colocou no canto.
O gol deu novo ânimo ao time paraguaio, que seguiu pressionando o adversário. Jonathan Benítez, do Palestino, foi expulso pelo segundo cartão amarelo, após se adiantar da barreira numa cobrança de falta.
Aos 35 minutos, o Guaraní conseguiu a virada no placar e assegurar de vez a classificação, num contra-ataque fatal. O meio-campo Rodney Cáceres recebeu na velocidade e tocou na saída do goleiro. O Guaraní ainda teve um gol de Maná anulado, nos acréscimos.
O Grupo 2 da Libertadores é composto por Guaraní, Palmeiras, o Tigre, da Argentina, e o Bolívar, da Bolívia.
Rodney Cáceres fez o segundo gol do Guaraní — Foto: Norberto DUARTE / AFP