O Grêmio virou em cima do Fluminense na tarde deste domingo, na Arena, e voltou a vencer no Campeonato Brasileiro após dois jogos. Cano anotou primeiro para o Flu, mas Bitello e Ferreira, ainda no primeiro tempo, fizeram os gols gremistas. A vitória por 2 a 1 foi a primeira do clube gaúcho sobre um rival carioca nesta Série A. Na etapa final, cada lado teve um gol anulado por impedimento após checagem no VAR.

 

Na tabela

Com o resultado, o Grêmio chegou aos 33 pontos e é o atual segundo colocado do Brasileirão, 14 pontos atrás do Botafogo, mas pode ser ultrapassado pelo Flamengo e pelo Palmeiras ao final da rodada. Já o Fluminense permanece com 31 pontos e caiu para a quarta colocação, também com possibilidade de perder mais posições. Confira a tabela do Brasileirão

VAR em ação

O Flu esteve muito perto de buscar o empate. Cano chegou a balançar as redes pela segunda vez, comemorou e correu para o meio-campo, mas o gol foi anulado pelo VAR. No início do lance, Keno recebe em posição de impedimento na origem da jogada. A arbitragem, aliás, causou reclamações dos jogadores do Fluminense, que reclamaram dos cartões dados.

Aos 25 min do 2º tempo - revisão do VAR de Cano do Fluminense contra o Grêmio

Aos 25 min do 2º tempo – revisão do VAR de Cano do Fluminense contra o Grêmio

Na mesma medida, o Grêmio chegou a ampliar o placar. Em jogada pela esquerda de ataque, Suárez dominou e ajeitou para Reinaldo. No cruzamento do lateral, Martinelli desviou para as próprias redes. No entanto, o camisa 9 gremista estava centímetros à frente do penúltimo defensor.

Aos 31 min do 2º tempo - impedimento de Martinelli do Fluminense contra o Grêmio

Aos 31 min do 2º tempo – impedimento de Martinelli do Fluminense contra o Grêmio

Primeiro tempo

Como esperado, Grêmio e Fluminense entregaram um bom jogo na Arena. Ofensivas, cada equipe já havia finalizado com perigo uma vez em só 2 minutos de duelo. Depois de um início equilibrado, o Flu de Diniz tomou as rédeas da partida e aproveitou os espaços dados pelo Grêmio. Obrigou Gabriel Grando a fazer duas boas defesas, com Cano e Marlon, até o argentino aproveitar cruzamento de Keno e abrir o placar.

André, Grêmio x Fluminense

André, Grêmio x Fluminense (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)

O Grêmio, que parecia entregue, reagiu seis minutos depois com triangulação rápida de Villasanti e Suárez que Bitello finalizou. O Fluminense manteve a troca envolvente, mas o time gaúcho melhorou na marcação. Em uma estocada de certa forma solitária, o Tricolor tramou pela direita com Ferreira e Fabio após roubada de Villasanti. O lateral tocou para trás e Ferreira bateu firme no canto para virar. O Flu chegaria outras duas vezes com Marcelo antes do fim da etapa inicial.

Segundo tempo

A etapa final continuou com o Fluminense em cima. Em 10 minutos, Arias cruzou e levou perigo em finalização da entrada da área. O lance, inclusive, gerou um início de confusão porque Ronald esteve caído e pedia atendimento. O Grêmio pressionou e roubou a bola dentro da área com Ronald, mas sem o volante fazer o arremate. O Fluminense manteve uma pressão em cima do Grêmio, com volume, mas sem criar chances claras. Teve um gol anulado, com Keno, mas o Tricolor gaúcho também teve gol contra de Martinelli anulado. A pressão do Fluminense não surtiu efeito. O time se manteve próximo da área, mas sem superar a defesa gremista. No último lance, Nino pediu pênalti de Rodrigo Ely.