Em partida válida pela quarta rodada da Série B, o Grêmio venceu o Operário-PR por 1 a 0, com gol marcado por Elias no início do segundo tempo e entrou no G4 da competição. O triunfo no estádio Germano Krüger nesta quarta-feira (27) foi o segundo consecutivo do Tricolor na Segunda Divisão.

Depois de começar a sua campanha com duas partidas sem vitória, e sem marcar um gol sequer, o técnico Roger Machado parece estar próximo de encontrar um sistema de jogo ideal para a Série B. O Grêmio alcançou a segunda vitória consecutiva, chegou aos sete pontos e já começa a desenhar sua trajetória rumo à elite do futebol brasileiro.

O Operário-PR, por sua vez, vive um cenário oposto. Depois de duas partidas sem derrota no início da competição, o Fantasma conheceu sua segunda derrota consecutiva na Série B e segue com os mesmos quatro pontos. O clube do Paraná ainda pode perder posições no decorrer da rodada.

O jogo

Em um primeiro tempo fraco tecnicamente, e muito disputado no meio de campo, ambas equipes criaram oportunidades de abrir o placar, mas pecaram no momento das finalizações. O Operário conseguiu impor uma marcação alta e dificultou a saída de bola do Grêmio. O destaque do primeiro tempo foi o goleiro Vanderlei, com duas boas defesas e o placar permaneceu zerado até o intervalo.

O Grêmio tentou mudar a postura no segundo tempo e conseguiu evoluir em campo. Logo nos primeiros minutos o Tricolor criou oportunidades e Elias, que havia entrado no intervalo, abriu o placar para o Tricolor aos 10 minutos. Apesar de sofrer o gol, o Operário conseguiu equilibrar a partida e foi em busca do empate. Contudo, depois de algumas alterações nas equipes o ritmo de jogo diminuiu e o Grêmio apenas se concentrou em defender a vantagem simples para sair de campo com os três pontos.

Lucas Silva (C) em disputa de bola com jogador do Operário-PR – Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Operário-PR 0x1 Grêmio – 4ª rodada da Série B
Data e horário: 27/4/2022, quarta-feira, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa (PR)
Operário-PR: Vanderlei; Arnaldo, Thales, Reniê e Fabiano; André Lima, Fernando Neto (Felipe Garcia, aos 31′ do 2t), Ricardinho (Marcelo, aos 12′ do 2t) e Reina (Giovanni Pavani, aos 27′ do 2t); Thomaz (Felipe Saraiva, aos 11′ do 2t) e Paulo Sérgio (Júnior Brandão, aos 27′ do 2t). Técnico: Claudinei Oliveira.
Grêmio: Brenno; Rodrigo, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Bitello (Benítez, aos 38′ do 2t) e Lucas Silva (Mateus Sarará, aos 30′ do 2t); Gabriel Teixeira (Janderson, aos 30′ do 2t), Campaz (Elias, no intervalo) e Diego Souza (Ricardinho, aos 38′ do 2t). Técnico: Roger Machado.
Gol: Elias, aos 10′ do 2t (0-1).
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA-SP).
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA-SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP).
VAR: Vinicius Furlan (SP).
Cartão amarelo: Reniê (OPE).  (Jogada 10)