Após apostar em time alternativo para iniciar a partida e colocar parte dos titulares no segundo tempo, o Grêmio teve de fazer mais força do que o previsto para buscar a vitória de virada sobre o Aimoré por 2 a 1. Villasanti e Rodrigues marcaram no segundo tempo e garantiram a liderança da fase de grupos dos Gauchão. Com o resultado, o time de Vagner Mancini quebrou uma sequência de 28 anos sem vitórias no Cristo Rei.
O problema é que as tentativas mais ousadas também trouxeram erros, com algumas oportunidades para o Aimoré ameaçar antes dos 10 minutos de jogo. A bola saía da defesa, mas o sistema ofensivo não conseguia reter a posse. Os donos da casa aproveitaram para trocar passes e controlar o ritmo da partida.
A primeira finalização de perigo da partida nasceu em passe de Benítez. Nicolas brigou no lado e tocou para o argentino, que viu Rildo entrando no lado da área. A finalização do atacante foi próxima da trave, mas Volpi fez boa defesa aos nove minutos. Pelo mesmo lado, o atacante criou outra situação de perigo. O jovem aproveitou desatenção do zagueiro Henrique e roubou a bola quase em cima da linha. O atacante tentou o cruzamento, a bola bateu no braço do zagueiro e o árbitro mandou seguir.
O Aimoré, bem posicionado no seu campo de defesa, ameaçava no contra-ataque pelos lados do campo. Brenno, aos 24, tentou sair jogando com os pés e jogou em Wesley. O atacante adversário pisou na bola, caiu e perdeu a chance de marcar.
Aos 36, Nicolas recebeu de Rildo no lado direito e cruzou com perigo. A bola passou pela pequena área, mas nenhum dos gremistas apareceu para completar para o fundo das redes.
No último minuto do primeiro tempo, Fernando Henrique perdeu a bola. Wesley tocou para Wellington Reis arriscar o chute. A bola passou perto da trave, mas pelo lado de fora. Um lance de perigo para encerrar o primeiro tempo, que terminou com o Aimoré com mais posse de bola do que o Grêmio (54% contra 46%) e o dobro de finalizações (seis contra três)
Mancini tentou colocar novas opções em campo na volta do intervalo. Mandou Ferreira e Bruno Alves nos lugares de Rildo e Lucas Kawan, com Rodrigues passando para a lateral. A improvisação quase rendeu o gol no início do segundo tempo. Aos 5, Benitez cruzou com muita força do lado esquerdo do campo. Rodrigues apareceu na área e cabeceou, mas acabou acertando Churín. O desvio deu a chance para Volpi fazer a defesa.
Aos 14, veio a resposta do Aimoré. Raphael Soares escapou pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro. Wesley venceu o marcador e desviou para abrir o placar no Cristo Rei.
Com a desvantagem, Mancini mandou mais titulares para o campo. Colocou Diego Souza e Janderson nos lugares de Churín e Gabriel Silva. Mas o Grêmio seguia com dificuldades de chegar trabalhando a bola até o campo do Aimoré.
Aos 32, o Grêmio empatou em bela construção. Benítez encontrou Nicolas invadindo a área. O lateral cruzou com perfeição para Villasanti cabecear sem chances ao goleiro adversário.
Em mais um cruzamento, o Grêmio conseguiu a virada nos minutos finais. Rodrigues apareceu novamente como surpresa na área, dominou e tocou de bico de chuteira para marcar o gol da vitória.
GAUCHÃO — 5ª RODADA — 09/02/2022
AIMORÉ (1)
Fabián Volpi; Bruno Ferreira, Henrique, Darlan e Raphael Soares; Wellington Reis, Adriano Klein (Sassá, 34’/2ºT), Mardley (Paulinho Dias, 19’/2ºT) e Wagner; Wesley Pacheco (Marco, Antonio, 43’/2ºT) e Vinícius Baiano (Luís Soares, 38’/2ºT)
Técnico: Rafael Lacerda
GRÊMIO (2)
Brenno; Lucas Kawan (Bruno Alves, INT), Rodrigues, Gustavo Marins e Nicolas; Fernando Henrique (Victor Bobsin, 42’/2ºT), Villasanti, Gabriel Silva (Janderson, 19’/2ºT), Benítez, Rildo (Ferreira, INT); Diego Churín (Diego Souza, 19’/2ºT)
Técnico: Vagner Mancini
GOLS: Wesley (A) aos 14 minutos do segundo tempo. Villasanti (G) aos 32 do segundo tempo
CARTÕES AMARELOS: Henrique, Wellington Reis, Wesley Pacheco e Fabián Volpi (A); Fernando Henrique, Diego Churín, Gustavo Marins e Nicolas (G)
CARTÃO VERMELHO: Gustavo Marins (G)
LOCAL: Cristo Rei, em São Leopoldo
ARBITRAGEM: Roger Goulart, auxiliado por Claiton Timm e Artur Avelino Birk Preissler (Zero Hora)