O Grêmio inicia a disputa por uma vaga à fase de grupos da Libertadores em desvantagem. Na noite desta sexta-feira, o Tricolor saiu à frente, mas levou a virada por 2 a 1 para o Independiente de Valle, no Defensores del Chacho, em Assunção, no Paraguai. Diego Souza abriu o placar para os gaúchos aos oito minutos de jogo. Os equatorianos, então, começaram uma blitz. Brenno brilhou e garantiu a vitória parcial. Depois do intervalo, no entanto, não evitou a derrota. Faravelli deixou tudo igual aos sete e, oito minutos depois, assegurou a virada aos mandantes, em cobrança de pênalti. Na infração, aliás, Ruan foi expulso pelo segundo cartão amarelo.

1º tempo

O Grêmio entrou disposto a construir o placar logo no começo da partida. Aos oito, Alisson cobrou falta na cabeça de Diego Souza, que subiu mais que a marcação e superou Ramírez. O gol, no entanto, diminuiu o ímpeto gaúcho. O Independiente del Valle, por sua vez, não se assustou. Os equatorianos tiveram uma chance de empatar oito minutos depois com Ortiz, mas a bola saiu. Os mandantes seguiam com a bola e procuravam o espaço. Aos 26, Vite cruzou para Ortiz, que chutou. Brenno fez grande defesa. No rebote, Montenegro mandou por cima.

O Del Valle continuava em cima. O time trocava passes rente à área. Aos 35, Vite recebeu dentro da área e chutou. O goleiro gremista deu um toque na bola, que ainda pegou no travessão antes de sair. O Tricolor respirou da pressão e até ampliou aos 43 com Ferreira. O atacante encobriu Ramírez após toque de Diego Souza, mas foi marcado impedimento, de forma equivocada.

2º tempo

O Del Valle voltou do mesmo jeito. Aos dois, Ortiz cobrou falta, mas a trave impediu o empate. Mas, cinco minutos depois, os equatorianos deixaram tudo igual. Após bela troca de passes, Montenegro encontrou Faravelli, que invadiu a área e chutou cruzado, sem chances para defesa de Brenno. Aos 12, Diego Souza recebeu cara a cara com Ramírez, tentou passar pelo goleiro, mas errou o alvo. No lance seguinte, os equatorianos responderam. Montenegro avançou com a bola na área e foi derrubado por Ruan.

Pênalti. O zagueiro, que já tinha amarelo, levou a segunda advertência e acabou expulso. Na cobrança, Faravelli deslocou Brenno e colocou o Del Valle à frente. A vantagem empolgou ainda mais o Del Valle. Aos 22, Ortiz obrigou Brenno a nova defesa. Dois minutos depois, Faravelli pegou o rebote e arriscou, mas mandou para fora. O Del Valle ainda seguiu no campo de ataque, mas sem mais forças para ampliar o resultado.

Impedido?

Aos 43 minutos do primeiro tempo, Diego Souza deu lindo passe a Ferreira. O atacante observou a saída de Ramírez e o superou. Porém, a arbitragem viu, equivocadamente, impedimento.

Lance da partida

Aos 13 minutos da etapa final, Montenegro sofreu pênalti de Ruan. O zagueiro, que já tinha um amarelo, recebeu o segundo e acabou expulso. Faravelli cobrou o pênalti e só deslocou Brenno, para dar a virada ao Independiente del Valle.

Como fica?

Com o resultado, o Grêmio precisa vencer por 1 a 0 ou a partir de dois gols de diferença para conquistar a classificação à fase de grupos da Libertadores. Caso vença por um gol de diferença, mas a partir do resultado de 3 a 2, estará eliminado. Se devolver o placar do Paraguai, a decisão será nos pênaltis.

Agenda

O jogo de volta válido pela terceira fase da Libertadores será disputado na quarta-feira, às 19h15, na Arena. O confronto vale a última vaga do Grupo A, que já conta com Palmeiras, Defensa y Justicia, da Argentina, e Universitario, do Peru. (Globo Esporte)