Nem parecia o mesmo jogo. Depois de um primeiro tempo insosso, o Grêmio voltou com tudo no segundo, marcou três gols em seis minutos e venceu o São Paulo por 3 a 0 na noite deste domingo, na Arena, pela 36ª rodada do Brasileirão. O resultado do duelo direto é classificação dos gaúchos para a fase de grupos da Libertadores de 2020, enquanto os paulistas terão novo duelo decisivo no meio da semana.
Em seis minutos, tudo pode mudar
O primeiro tempo de jogo beirou a sonolência, quase sem chances. Mas as equipes voltaram com tudo do intervalo, com direito a oportunidades de ambos os lados até os nove minutos. Então, Alisson sofreu pênalti de Antony. E o São Paulo sumiu. Aos 10, Luciano converteu a penalidade. Aos 12, Alisson cobrou falta fechada e Vitor Bueno cabeceou contra o patrimônio. Aos 16, Maicon deu belo passe para Luciano fazer o segundo dele na partida.
Grêmio tranquilo
A vitória leva o Grêmio aos 62 pontos, mantém a quarta colocação e se garante na fase de grupos da Libertadores do ano que vem. Recebe o desesperado Cruzeiro na próxima quinta, às 19h15, na Arena.
São Paulo nem tanto
Mesmo já classificado para a Libertadores, o São Paulo terá mais um confronto direto pela última vaga à fase de grupos. Na sexta posição, com 57 pontos, enfrenta o Inter, sétimo com 54, às 21h30 de quarta-feira, no Morumbi. Somente a vitória lhe serve para não deixar tudo para a última rodada do Brasileirão.
Primeiro tempo
Muito pouca criatividade e muitos erros em 45 minutos na Arena. A consequência do mau desempenho das equipes foi a primeira finalização somente aos 22 minutos, em cabeçada para fora de Luciano. Bruno Alves respondeu com uma bomba de fora da área bem defendida por Paulo Victor aos 25. Luciano tentou de novo em chute forte, para fora, aos 32. Por fim, Pepê recebeu de Maicon aos 38 e definiu fraco. Foi só.
Segundo tempo
Todas as chances de perigo do primeiro tempo surgiram em cinco minutos. Só que os gols vieram a partir dos 10. Luciano, de pênalti, Vitor Bueno, contra, e novamente Luciano, após passe de Maicon, construíram um fácil 3 a 0 para o Grêmio. Aos 25, Tiago Volpi salvou o quarto em lance cara a cara com Everton. E nada mais aconteceu.
O nome do jogo
No primeiro tempo, Luciano finalizou duas vezes, ambas para fora. E voltou decidido a resolver após o intervalo. Aos 10 minutos, deslocou Tiago Volpi em cobrança de pênalti. Seis minutos depois, recebeu um passe com açúcar de Maicon para bater firme por baixo do goleiro do São Paulo e fazer o segundo dele. Foi substituído para sair de campo ovacionado na Arena.
Poderia ser diferente
O relógio ainda nem marcava um minuto do segundo tempo quando o São Paulo poderia ter dado uma história bem diferente à partida. Chegou na área gremista a passes, Pablo brigou e deixou para Igor Gomes chutar com muito perigo. Houve um desvio no meio do caminho que tirou a reação de Paulo Victor, mas a bola passou à direita do gol. (Globo Esporte)