O Gre-Nal costuma ser um clássico repleto de duelos particulares. O deste domingo, no Beira-Rio, pela 32ª rodada do Brasileirão, não será diferente. O confronto de número 429 entre Inter e Grêmio vai opor dois atacantes em alta. Separados por 16 anos de diferença, Yuri Alberto e Diego Souza colocam a boa fase à prova em busca da primeira vitória no clássico em 2021.
A RBS TV transmite o Gre-Nal o Rio Grande do Sul a partir das 16h, com narração de Luciano Périco e comentários de Maurício Saraiva e Diogo Olivier. O Premiere transmite para todo o Brasil. O ge acompanha o clássico em tempo real e após a partida exibe um pós-jogo com análises e entrevistas dos dois times.
Os dois centroavantes têm números semelhantes no Campeonato Brasileiro. Yuri soma 10 gols em 16 partidas pelo Inter na competição, o que dá uma média de 0,62 por jogo. Diego Souza fez nove em 20 jogos pelo Tricolor, o que resulta na média de 0,45 gol por partida. Mas os números são só um detalhe.
Yuri chega com a moral nas nuvens. Foi o grande nome da implacável goleada por 5 a 1 sobre o São Paulo em pleno Morumbi, que recolocou o Inter na liderança do Brasileirão. Fez três gols, um deles virando a cara, ao estilo Ronaldinho Gaúcho. Ainda contribuiu com uma assistência. Nos últimos sete jogos, balançou as redes em oito oportunidades.
Yuri Alberto, estreante em Gre-Nal
Contratado em agosto do ano passado do Santos, Yuri Alberto disputará seu primeiro Gre-Nal neste domingo. O atacante de 19 anos ficou de fora de dois confrontos no ano passado. Agora, é o principal nome no Inter na tentativa de quebrar um jejum de 11 jogos sem vitórias coloradas no clássico.
– Será o meu primeiro Gre-Nal. No meu primeiro dia, teve um, mas não estava no BID. Depois, eu estava machucado. O grupo está muito confiante. Vamos acabar com esse jejum , se Deus quiser. Incomoda bastante o grupo, mas estamos confiantes – afirma Yuri.
Yuri Alberto no Brasileirão
- 16 jogos
- 9 vitórias
- 3 empates
- 4 derrotas
- 62,5% de aproveitamento
- 10 gols
- 710 minutos
- 1 gol a cada 71 minutos
- 3 gols com o pé direito
- 4 gols com o pé esquerdo
- 3 gols de cabeça
- 3 gols no primeiro tempo
- 7 gols no segundo tempo
- 4 gols como mandante
- 6 gols fora de casa
- 5 gols em rivais do G-6
Yuri Alberto comemora um dos três gols no Morumbi — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação, Inter
Todo os nove gols de Yuri Alberto na competição foram feitos de dentro da área. Mas o atacante utiliza a velocidade para superar a marcação e ficar cara a cara com o goleiro. Chama atenção que, apesar de destro, fez mais gols com a canhota: 4 a 3. Ainda anotou três de cabeça.
Na temporada, Yuri Alberto soma são 11 gols em 22 jogos, com média de 0,5 gol por jogo. Essa dado dobra se considerarmos os minutos jogados. O atacante esteve em campo pelo Inter por 1006 minutos na temporada e precisa de 91 minutos para balançar as redes. Ou seja, um gol por jogo.
Veja todos os gols de Yuri Alberto no Brasileirão
Diego Souza, invicto em Gre-Nal
Se Yuri Alberto fará sua estreia, Diego Souza conhece bem o clássico, e não é de hoje. Desde sua primeira passagem pelo Grêmio, em 2007, o jogador de 35 anos já disputou oito Gre-Nais, sem conhecer uma derrota sequer. São seis vitórias e dois empates, com dois gols marcados.
Diego Souza no Brasileirão
- 20 jogos
- 9 vitórias
- 9 empates
- 2 derrotas
- 60% de aproveitamento
- 9 gols
- 1578 minutos jogados
- 1 gol a cada 175 minutos
- 5 gols com o pé direito
- 4 gols de cabeça
- 4 gols no primeiro tempo
- 5 gols no segundo tempo
- 7 gols como mandante
- 2 gols fora de casa
- 1 gol em rival do G-6
Diego Souza é o artilheiro entre os times da Série A — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Diego Souza também marcou gols em oito partidas no Brasileirão. Nesses compromissos, o Grêmio somou cinco vitórias, dois empates e uma derrota, um rendimento de 70,83%.
O experiente centroavante, que começou como volante e aos poucos foi jogando mais adiantado, utiliza o corpanzil como trunfo. São quatro gols de cabeça e cinco com o pé direito. Os gols, no entanto, saem de formas distintas. Já fez na cobrança ensaiada com Diogo Barbosa, pênalti, da grande área, da pequena área, de cabeça e com o pé direito.