O governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou nesta terça-feira (4) que assumir a concessão da BR-163 é um projeto do Governo de preservação de vidas.
A declaração foi dada durante a solenidade em que Mendes assinou o termo de ajustamento de conduta (TAC), entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Rota do Oeste, para dar início à transferência da concessão da BR-163 ao MT Par,.
“Muito mais do que fazer algo para os negócios, nós estamos fazendo uma ação para a vida dos mato-grossenses e a qualidade de vida das pessoas”, disse.
“A cada notícia de famílias que foram dizimadas, pais de família, vidas jovens de todas as idades que foram perdidas aqui, nos dava uma certeza de que tínhamos que perseguir uma solução”, acrescentou.
Nos últimos anos, os inúmeros acidentes fatais levaram a BR-163 a receber o nome de “Rodovia da Morte”.
Em seu discurso, o governador exaltou o trabalho de sua equipe, que acompanhava de perto as tentativas de solução para a duplicação da BR-163.
Segundo Mendes, o Governo decidiu fazer parte desta solução após presenciar várias tentativas que se frustraram e não puderam seguir adiante por diversos motivos.
O governador relatou que por muitos dias ele e a equipe se concentraram no problema e foram a fundo para entender e conhecer a Rota do Oeste e, assim, conseguir avançar para tomar a concessão da rodovia.
“Imagino quantos pais deixaram de visitar seus filhos porque dava medo e continua dando medo de pegar essa rodovia, que sem sombra de dúvidas tem o maior trânsito de veículos pesados do Brasil”, declarou.
Ao final, o governador ainda falou da atuação da ANTT, que acompanhou o problema desde o início da concessão e orientou o Governo naquilo que foi proposto como solução.
“Ainda não temos o controle, ainda não assumimos essa rodovia, mas com essa assinatura o caminho está pavimentado”, concluiu.
Entenda a concessão
O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, na última quarta-feira (28), a transferência de controle acionário e o TAC com a Concessionária Rota do Oeste (CRO), responsável pela concessão de 822,8 km da BR-163, em Mato Grosso.
Agora, o processo de transferência do controle acionário da BR-163 para o Governo de Mato Grosso entra em sua segunda etapa, com a renegociação de dívidas junto aos bancos que financiaram a primeira parte da duplicação da rodovia com a Odebrecht.
Conforme a proposta apresentada pelo Governo, nos próximos dois anos será investido R$ 1,2 bilhão para a conclusão das obras no trecho mato-grossense da BR-163, com recursos próprios.
Desse valor, R$ 300 milhões já estão no caixa da empresa estadual, enquanto o restante dos valores será repassado pelo Estado, segundo previsão orçamentária.
As obras terão início no segundo semestre do ano que vem.
Fonte: MidiaNews