O ex-presidente da Aprosoja Brasil, Antonio Galvan (PTB), que é candidato ao Senado, defendeu que o Governo Federal retome e assuma as obras de duplicação da BR-163 em Mato Grosso.
“Eu vejo, hoje, a questáo da BR-163, essa estrada assassina […] Vai ficar inviável no pedágio se a empresa que for duplicar ela tiver que bancar”, disse Galvan em entrevista à Rádio Conti, nessa quinta-feira (15).
O candidato afirmou que o Estado tem construído outras estradas que serão concorrentes da 163, o que deverá reduzir o fluxo de veículos, impactando na no valor do pedágio.
“Nós vamos ter a MT-140. Quem está lá na região Norte do Estado e quiser descer pro Sul, sentido Campo Verde, Rondonópolis, vai utilizar a MT-140, porque ela vai encurtar a distância”, disse.
“Como teremos também a MT-010, que deve ficar pronta em 2024, e parte da região de Carlinda, Alta Floresta, e vem sair aqui em Diamantino”.
Galvan disse que além dessas duas MTs, a construção das ferrovias Estadual, Fico e Ferrogrão, já licitadas, vai diminuir ainda mais o deslocamento pela BR-163, que é a principal rota para o escoamento de grãos de Mato Grosso.
O candidato também criticou o modelo de concessão de rodovias implantado pelos governos do PT.
“Quando se fala em contrato, tem que reclamar para quem fez esse contrato sem vergonha que era feito nos governos passados, onde se tornava impossibilitado de você tirar uma empresa”, criticou o candidato.
A Rota do Oeste, pertencente à Odebrecht, detém a concessão do trecho da BR-163 em Mato Grosso desde março de 2014, cujo contrato previa investimentos de R$ 6,8 bilhões durante 30 anos e duplicação de 453 km.
Entretanto, em oito anos de contrato, apenas 26% da duplicação teria sido realizada, cerca de 120 km, que compreende apenas trecho ao Sul do Estado, da divisa com Mato Grosso do Sul até Rondonópolis. No Norte, nenhuma duplicação foi feita.
Fonte: MidiaNews