O secretário Nacional de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá, declarou que o estádio Centenário, em Montevidéu, tem grandes chances de receber a final da Libertadores de 2021. Ele revelou que o local recebeu inspeção da Conmebol na última semana e mostrou otimismo para que a decisão ocorra na capital uruguaia.
– Somos candidatos. Na semana que vem, vai definir o lugar. na semana passada, pessoas da Conmebol visitou o Centenário e dizendo o que temos que fazer. Está bem adiantado. Vai ser definido na semana que vem, mas estamos com muitas esperanças – declarou Bauzá, em entrevista coletiva.
Em seu último comunicado sobre o tema, em fevereiro, a Conmebol divulgou os estádios que seguiam na disputa pelas finais dos torneios continentais até 2023. O estádio Centenário aparecia como opção apenas para a Libertadores de 2022.
Ao ge, um dirigente da Conmebol confirmou que o mítico palco uruguaio está, sim, na disputa pela decisão de 2021 e é um forte candidato. A escolha será definida na próxima reunião do Conselho da entidade, que deve ocorrer em até duas semanas.
Bauzá informou que a Conmebol pediu reformas nos vestiários, especialmente no de visitantes, e na iluminação. O gramado deve ser rebaixado para que as arquibancadas fiquem mais próximas ao campo. O secretário reiterou o desejo da entidade para que a decisão tenha público.
– O mais importante é que a vacinação siga avançando para que tenha público, porque um dos pedidos da Conmebol é que a final seja com público – declarou Sebastián Bauzá.
A imprensa uruguaia noticia que a atuação do governo do país para receber as 50 mil doses de vacinas contra Covid-19 pode influenciar. Associações civis não estão permitidas para receber imunizantes. O Uruguai intermediou junto ao laboratório chinês Sinovac e recebeu o lote, que vai ser distribuído aos demais países da América do Sul para uso no futebol.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/K/g/DgSmYYR8CqlGjbEGo6dw/e0g1brcxiaixv6r.jpg)
Presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, comparece em Montevidéu para receber lote de vacinas doadas por laboratório — Foto: Reprodução/Twitter
À rádio “Sport 890”, o secretário da Presidência da República do Uruguai, Álvaro Delgado, afirmou que teve uma reunião com o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. Delgado confirmou que o dirigente da entidade sul-americana estava disposto a compensar o governo uruguaio.
– Ele (Alejandro Domínguez) se mostrou muito grato e falou de vários eventos esportivos para este ano que possam acontecer. O que nós fizemos foi conectar as gestões entre o laboratório Sinovac e o governo com a Conmebol. Isso gerou um agradecimento do presidente da organização (Domínguez) – declarou Delgado.
A final da Libertadores de 2021 está marcada para o dia 20 de novembro, um sábado, às 17h. De acordo com o documento divulgado em fevereiro, outros 10 estádios estavam na disputa:
- Argentina: Libertadores da América, El Cilindro (Presidente Perón), La Bombonera (Alberto J. Armando), Monumental de Núñez (Antonio Vespucio Liberti), Nuevo Gasómetro (Pedro Bidegain), Mario Kempes e Estadio Único;
- Brasil: Beira-Rio (RS) e Morumbi (SP);
- Equador: Monumental de Guayaquil.
(Globo Esporte)