Líder do Brasileirão 2020 com 50 pontos conquistados em 24 rodadas – sete pontos de frente em relação ao Atlético-MG, atual segundo colocado -, o São Paulo esteve no epicentro de um boato esdrúxulo nesta quinta-feira (10), situação que virou piada entre torcedores tricolores, mas que gerou burburinho nas redes sociais.

Tudo começou com a criação e disseminação de uma mensagem inverídica afirmando que o elenco são-paulino havia recebido doses da CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan, no início do mês de novembro. O boato tinha como tentativa explicar o porquê do Tricolor Paulista ser um dos raríssimos clubes da Série A que ainda não teve um surto da doença entre seus atletas. A ‘fake news’ envolvendo o Soberano rapidamente viralizou nas redes sociais: muitos fazendo piada sobre a situação, mas outros poucos levando a sério a suposta notícia.

Luciano
Alexandre Schneider/Getty Images

“Anvisa testemunhou atletas do São Paulo Futebol Clube recebendo aplicação da vacina SINOVAC no CT do clube no dia 10 de Novembro. A aplicação ilegal da vacina, que não tem aprovação da Anvisa, teria sido facilitada em um acordo de João Dória com o presidente da CBF, Rogério Caboclo”, dizia a falsa mensagem.

Governo do Estado se manifesta