O Governo de Mato Grosso realiza investimento de R$ 1,2 bilhão de reais em ações de infraestrutura em Cuiabá, entre obras já entregues, em execução ou já contratadas. Por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), a capital do Estado recebe obras que vão melhorar o trânsito, facilitar o acesso à cidade e também dar mais qualidade de vida para a população.
A Sinfra-MT está construindo o prolongamento da Avenida Parque do Barbado. A obra vai garantir uma ligação entre a Avenida das Torres e a Estrada do Moinho em um investimento de R$ 14,5 milhões. Até o momento, a obra já superou 50% de execução.
Em 2020, o Governo entregou a primeira parte da Avenida Parque do Barbado, inicialmente planejada para a Copa de 2014, mas que ficou quatro anos parada em gestões anteriores. Ao lado da Avenida, a Sinfra-MT finalizou a construção do Centro Oficial de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), outro projeto previsto para a competição mundial.
O trabalho de restauração da Avenida Archimedes Pereira Lima também está em andamento. O Governo está refazendo toda a base e o asfalto de um trecho de cinco quilômetros entre a rotatória do Boa Esperança e o Complexo Viário do Tijucal, com o objetivo de resolver todos os problemas da avenida. O investimento é de R$ 14,7 milhões.
A Trincheira Jurumirim, restaurada e finalizada, é outra obra prevista para a Copa já entregue pelo Governo do Estado.
Na mesma região, com um investimento de R$ 26,2 milhões, a Sinfra-MT está recuperando diversas ruas do Distrito Industrial de Cuiabá.
Uma nova ponte de concreto sobre o Rio Cuiabá está em fase de conclusão, ligando os bairros Parque Atalaia, na capital, e Parque do Lago, em Várzea Grande. A estrutura da ponte, orçada em R$ 40,4 milhões, já foi finalizada e a Sinfra-MT iniciou a construção do acesso à estrutura.
O secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, lembra que a ponte foi licitada e iniciada em gestões anteriores sem que existisse sequer um projeto de acesso a ela. Com isso, a atual gestão precisou realizar os projetos, licitar a construção e iniciar a obra, para que a ponte não ficasse parada no ar.
A Sinfra-MT também está executando a revitalização da Avenida 8 de Abril, com asfalto novo e iluminação pública. Terá início neste ano a pavimentação da Avenida Mário Palma. A obra foi licitada e contratada em 2021, mas, devido a não execução por parte da empresa vencedora do processo, a Sinfra-MT precisou romper o contrato e realizar uma nova licitação.
Asfalto nos bairros
Sonho antigo de diversos moradores, a Sinfra-MT vai asfaltar oito bairros da capital. Com a diminuição das chuvas, as obras vão começar em abril, garantindo o fim da lama e da poeira para moradores dos bairros Novo Tempo, Novo Milênio, Campo Verde da Esperança, Jardim Aroeira, Novo Horizonte, Tancredo Neves, Planalto e Alto Boa Vista, em um investimento de R$ 42 milhões.
A obra licitada pelo Estado ficou paralisada durante quatro meses devido a falta de autorização por parte da prefeitura. Após um acordo intermediado pelo Tribunal de Contas do Estado, o processo voltou a ter andamento. A Sinfra-MT também está asfaltando ruas do bairro Jardim Fortaleza e Morada do Ouro III, com investimentos de R$ 7 milhões e R$ 2,2 milhões, respectivamente.
“É muito bom ver o interesse do Estado em investir em Cuiabá, principalmente na infraestrutura”, afirma o deputado estadual Diego Guimarães.
Rodovias
O Governo de Mato Grosso também trabalha para melhorar os acessos para a capital. Apenas a MT-251, a Estrada de Chapada, recebeu R$ 49,5 milhões em investimentos. A Sinfra-MT restaurou toda a rodovia, entre a Fundação Bradesco e o município de Chapada dos Guimarães, e construiu um novo posto de fiscalização para a Polícia Rodoviária.
Além disso, foi realizado um investimento em iluminação pública. Ainda em 2020 foi entregue a iluminação do trecho urbano da rodovia, recém duplicado, entre a rotatória da MT-010 e a Fundação Bradesco. No fim de 2022 foi entregue a iluminação em LED do trecho entre a Fundação Bradesco e o Trevo para Manso, mudando o visual da estrada e garantindo mais segurança para motoristas e também ciclistas.
Ainda na MT-251, a Sinfra-MT construiu o acesso ao Parque Novo Mato Grosso, com a construção de um viaduto e duas pontes de concreto sobre o Rio Bandeira. A Sinfra-MT também entregou o asfalto da MT-402, que liga a Estrada até o distrito do Coxipó do Ouro, possibilitando que o berço de Cuiabá finalmente tivesse um acesso por via pavimentada, após mais de 300 anos.
Pensando no futuro, a Sinfra-MT contratou e iniciou a elaboração do projeto para duplicar a rodovia no trecho fora do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.
Na MT-040, entre Cuiabá e Santo Antônio do Leverger, o Governo de Mato Grosso está finalizando a iluminação em LED dos 17 km da rodovia, garantindo mais segurança para todos os motoristas que precisam passar pelo trecho no período noturno. Em 2023, será executada também a restauração do asfalto da rodovia.
Um dos objetivos é melhorar o acesso ao Novo Hospital Universitário Júlio Muller, construído em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, com um investimento de R$ 218 milhões.
A MT-010, que liga Cuiabá até o Distrito da Guia e Rosário Oeste também recebeu investimentos do Estado. A atual gestão finalizou a duplicação da Avenida Helder Cândia, entre a rotatória com a MT-251 e o Rodoanel, e entregou a iluminação pública do trecho.
A Sinfra-MT já contratou a elaboração do projeto para duplicar a MT-010 o distrito de Nossa Senhora da Guia e restaurar o trecho até Rosário Oeste.
Outras obras foram contratadas e serão executadas nesse ano, como a pavimentação da MT-400, a antiga Estrada da Guia, e as MTs 401 e 402, que ligam o distrito do Aguaçu e terão trechos recuperados e asfaltados.
A Sinfra-MT também vai licitar novamente o asfalto da MT-030, que liga o bairro Dr. Fábio até a Ponte de Ferro. O contrato com a antiga empresa precisou ser rescindido devido a não execução das obras. A Sinfra-MT irá licitar a pavimentação até o Coxipó do Ouro.
Rodoanel
A Sinfra-MT também tirou do papel a obra do Contorno Norte do Rodoanel de Cuiabá. Com um investimento de R$ 204,9 milhões já teve início a construção de duas novas pontes sobre o Rio Cuiabá.
O lote 1 do Rodoanel terá 21,5 km de extensão, entre a BR-163/364 em Várzea Grande e a MT-251 em Cuiabá, em pista duplicada em concreto. A obra prevê ainda construção de viadutos sobre a MT-010 e a BR-163, uma trincheira sob a Avenida Antártica.
BRT
O Governo também licitou a obra do BRT em Cuiabá e Várzea Grande. Com um orçamento de R$ 468 milhões, será construído um corredor nas duas cidades, trazendo melhorias para os usuários do transporte público.

Obras já entregues