O governador Mauro Mendes (DEM) sancionou, nesta terça-feira (23), a da o nome de Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo à primeira ferrovia de Mato Grosso. O texto, fruto de uma conciliação entre deputados estaduais, ainda prevê homenagem ao empresário Olacyr de Moraes nos terminais ferroviários instalados nos municípios de Nova Mutum (240 km de Cuiabá) e Lucas do Rio Verde (331,7 km de Cuiabá).

O nome da ferrovia gerou polêmica depois que a Rumo Logística S/A, empresa responsável pela execução da obra, anunciou que o nome do trecho homenagearia o falecido empresário do agronegócio, Olacyr de Moraes, que chegou a ganhar o apelido de ‘Rei da Soja’.

A pretensão causou reação no legislativo e resultou em projeto do deputado Wilson Santos (PSDB) no sentido de garantir a homenagem ao senador Vicente Vuolo.

O conflito foi resolvido depois que a Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) apresentou substitutivo ao PL do tucano estabelecendo que a ferrovia levaria o nome do senador, enquanto dois terminais ferroviários levariam o nome do empresário Olacyr de Moraes.

Segundo a lei 11.582, sancionada pelo governador Mauro Mendes nesta terça (23), “os demais terminais e possíveis extensões dos trilhos da ferrovia serão nomeados posteriormente, homenageando outras personalidades que tenham contribuído diretamente para a concretização da obra e desenvolvimento do Estado de Mato Grosso”.