Velho sonho da classe do automobilismo de Mato Grosso, a construção do Autódromo de Cuiabá deve se tornar uma realidade nos próximos dois anos. O anúncio da construção de um belo circuito, que deverá estar incluso no pacote de investimentos bilionário para o Estado denominado ‘Mais MT’, foi feito pelo próprio governador Mauro Mendes em uma live com o apresentador de TV e desportista Sandro Demartino nesta semana. A informação provocou uma euforia entre os amantes da modalidade que há mais de 20 anos lutam pela construção do autódromo na capital.
A construção do autódromo já era uma promessa antiga de Mauro Mendes desde quando foi candidato a governador e não eleito, em 2010. Ainda sem informar maiores detalhes sobre o circuito que pretende construir, o governador afirmou em vídeo gravado que o autódromo será anexo a um ‘Parque Multi-Eventos’ que contemplará a área esportiva e tem a proposta de ser uma obra mais impressionante que o Parque das Águas de Cuiabá feito pelo então prefeito Mauro Mendes.
Obra prometida
“Esse parque será construído na Baixada Cuiabana. Nos próximos dias, vamos detalhar isso e, dentro desse parque, teremos um autódromo para trazer mega-shows e mega-eventos na área esportiva para potencializar o turismo e atrair muito público para a região. Vamos realizar esse sonho que será um presente para a Baixada Cuiabana e para Mato Grosso. Isso vai trazer grandes resultados e grandes dividendos para todos nós porque será um belíssimo autódromo, um belíssimo parque multi-eventos. Além do autódromo, teremos outras coisas bacanas e será muito melhor que o nosso Parque das Águas que fizemos quando ainda era prefeito. O autódromo será uma realidade, se Deus quiser, nos próximos dois anos”, disse o governador.
Confira vídeo do anúncio feito pelo governador Mauro Mendes
Uma luta antiga
A luta por um autódromo em Mato Grosso não é de hoje. Há pelo menos 10 anos, alguns grupos de amantes deste esporte vêm tentando, sem sucesso a instalação de um circuito no Estado. Entre os que levantaram essa bandeira, o apresentador de TV Sandro Demartino sobrou como o entusiasta da resistência.
Projeto antigo do autódromo de Mato GrossoPara Demartino, a construção de um autódromo provocaria uma revolução no esporte em Mato Grosso. “Existem por aqui muitos talentos com carros de 300 e 400 cavalos tirando racha dentro da cidade e na estrada de Chapada. E até esses pilotos mesmos entendem que não é certo. Isso é decorrente da falta de uma pista própria para mostrar o seu valor. São garotos loucos por corrida e que até queriam estar fazendo a coisa politicamente correta, no entanto, reclamam da inexistência de um lugar para andar, quando Campo Grande tem pista e muitas capitais têm”, afirma.
“Cuiabá se transformou em uma potência onde se vende, talvez, a maior frota de caminhões do país. E aqui não há lugar para fazer uma Fórmula Truck. Imagine quantas mil pessoas viriam para cá se tivesse aqui um evento de caminhões correndo? E quantos jovens seriam tirados das ruas?”, questiona.
Segundo Demartino, os esportes de velocidade, com a exceção do autocross e fórmula turismo que correm no chão batido, sofrem com a carência de um circuito para a prática desse esporte em Mato Grosso. “Há muitos pilotos do asfalto aqui. O arrancadão é uma dessas modalidades. São inúmeros pilotos que para praticar, precisam sair. Muitos estão indo para Campo Grande. Com a construção de um autódromo por aqui, o problema estará resolvido e Mato Grosso pode crescer e enfim, entrar no mapa”, concluiu.