O governador Mauro Mendes (União Brasil) destacou que o asfaltamento da BR-158, na região nordeste de Mato Grosso, foi negociado com o presidente Lula (PT) dias após sua posse em Brasília. O petista convocou Mendes para uma reunião e o gestor estadual apresentou quatro obras prioritárias. Entre elas, estava o sistema viário do Vale do Araguaia. A ordem de serviço para asfaltar a via foi assinada por ele nesta terça-feira (26), ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, em Porto Alegre do Norte (984 km de Cuiabá).
“No início do mandato, o presidente Lula chamou todos os governadores e pediu que eles apresentassem três obras prioritárias no seu estado. Antes disso, liguei para o senador Jayme Campos, falei com Wellington Fagundes, com Margareth Buzetti, com vários parlamentares da bancada federal e consultei algumas outras lideranças políticas para identificar qual eram as obras mais necessárias. Fui um pouquinho esperto e apresentei quatro: a Ferrogrão, a BR-158, no Araguaia, a 242 e a 080 (rodovias). Das quatro, três estão aqui no Vale do Araguaia”, lembrou Mauro Mendes durante seu discurso na cerimônia.
A conversa com Lula não foi suficiente para assegurar o aporte com rapidez e o governador foi ao Congresso no final de julho para encontro com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para reforçar a demanda pelo asfaltamento. A solicitação foi reitarada ao próprio Renan Filho com ofício assinado por todos os deputados e senadores mato-grossenses no fim de agosto. A costura política garantiu a inclusão da BR-158 entre os projetos contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
As obras estão localizadas no contorno da reserva indígena Marãiwatsédé e irão ligar as cidades de Alto Boa Vista e Serra Nova Dourada.
Os moradores dos municípios de Canabrava do Norte, Confresa, Luciara, Novo Santo Antônio, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu e Vila Rica serão automaticamente beneficiados com os investimentos na rodovia.