Nesta terça-feira (6/12) o treinador de Portugal, há oito anos no cargo, fez umas de suas postas mais ousadas. Contra a Suíça, em plena fase de oitavas de final de uma Copa do Mundo, no Estádio Lusail, barrou Cristiano Ronaldo. Em seu lugar, colocou Gonçalo Ramos, garoto de 21 anos do Benfica que tinha apenas um gol pela seleção. Mas deu certo. Inspiradíssimo, Gonçalo fez três gols e deu passe para um tento, de Raphael Guerreiro. Pepe e Rafael Leão também marcaram. No fim, Portugal 6 a 1 (Akanji descontou). Os Patrícios estão nas quartas de final. Neste sábado, enfrentarão Marrocos, no Al Thumama. CR7 entrou no fim, quando o jogo já estava 5 a 1. Fez um gol, que foi anulado.
Além de Cristiano Ronaldo, o treinador deixou o lateral-direito Cancelo no banco. Mas Dalot, seu substituto, mandou bem e deu passe para um dos gols. Estratégias perfeitas que levam Fernando Santos a se tornar o primeiro técnico português a levar sua seleção às quartas: nas outra duas vezes foram comandantes brasileiros que levaram os lusitanos longe: Oto Gloria (1966) e Luiz Felipe Scolari (2006).
Portugal, com surpresa na escalação, já que entrou sem Cancelo e Cristiano Ronaldo, começou tentando impor o seu jogo. Mas a Suíça conseguia fazer boa marcação. Porém, aos 16 minutos, após um lateral bem cobrado por Raphael Guerreiro pela esquerda, João Félix recebeu e tocou para Gonçalo Ramos, na área. O substituto de Cristiano Ronaldo saiu da marcação e mandou a bomba que entrou entre a trave e o goleiro Sommer. 1 a 0.
Os Patrícios mandavam em campo e fizeram 2 a 0 quando Pepe escorou cruzamento de Bruno Fernandes. Somente aí foi que a Suíça passou a aparecer mais no ataque, quase marcando com Freuler. O goleiro Diogo Costa e Dalot (substituto de Cancelo) salvaram. Mas chance mesmo foi a bola que Bruno Fernandes perdeu aos 42. Livre chutou e Sommer conseguiu salvar.
Segundo tempo
A Suíça voltou com uma mudança que deveria deixá-la mais ofensiva. Mas tudo o que o treinador conseguiu foi aumentar os buracos defensivos. E antes dos dez minutos o jogo estava decidido. Aos cinco, Dalot cruzou e Gonçalo Ramos concluiu para a rede: 3 a 0. Aos 10, Gonçalo tocou para Raphael Guerreiro ampliar. O gol de Akanji aos 12 não adiantou muito coisa. Portugal ainda fez mais um, com Gonçalo Ramos, aos 22.
A torcida começou a pedir a entrada de Cristiano Ronaldo. E foi ao delírio quando ele entrou aos 27 minutos, no lugar de Goinçalo Ramos (que saiu ovacionado). O craque tentou fazer o dele, mandou uma para a rede, que foi anulado. E quem ampliou foi Rafael Leão, já nos acréscimos.
PORTUGAL 6 x1 SUÍÇA
Oitavas de final da Copa do Mundo
Data: 06/12/2022
Local: Estádio de Lusail, Lusail (QAT)
PORTUGAL: Diogo Costa; Dalot, Pepe, Rúben Dias e Raphael Guerreiro; William Carvalho, Otávio (Vitinha, aos 27′ do 2ºT) , Bernardo Silva (Rúben Neves, aos 36′ do 2ºT) e Bruno Fernandes (Rafael Leão, aos 42′ do 2T); João Félix (Ricardo Horta, aos 27′ do 2ºT) e Gonçalo Ramos (Cristiano Ronaldo, aos 27′ do 2ºT). Técnico: Fernando Santos.
SUÍÇA: Sommer; Edmilson Fernandes, Akanji, Schär (Comert, no Intevalo) e Ricardo Rodríguez; Freuler (Zakaria, aos 9′ do 2ºT), Xhaka, Shaqiri, Sow (Seferovic, aos 9′ do 2ºT) e Vargas (Okafor, aos 21′ do 2ºT); Embolo (Jashari, aos 42′ do 2ºT). Técnico: Murat Yakin.
Gols: Gonçalo Ramos, aos 16′ do 1ºT (1-0); Pepe, aos 32′ do 1ºT (2-0); Gonçalo Ramos, aos 5′ do 2ºT (3-0); Raphael Guerreiro, aos 10′ do 2ºT (4-0); Akanji, aos 12′ do 2ºT (4-1); Gomnçalo Ramos, aos 22′ do 2ºT (5-1); Rafael Leão, aos 46′ do 2ºT (6-1)
Árbitro: César Ramos (México)
Assistentes: Alberto Morin (México) e Miguel Hernandez (México)
VAR: Drew Fischer (Canadá)
Cartões amarelos: Schar, Comert (SUI)