É o verde da esperança – e a altura dos seus artilheiros – que move o Goiás nas últimas rodadas do Brasileiro. O time esmeraldino manteve vivas as chances de escapar do rebaixamento com vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo – gols de cabeça de Rafael Moura, no início do primeiro tempo, e Fernandão, na segunda etapa.
Com 28 de 36 rodadas da Série A na zona do rebaixamento, o Goiás conquistou a terceira vitória nas últimas cinco partidas e chegou a 36 pontos, um a menos do que vascaínos e baianos – o Bahia entra em campo 19h, contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte.
Já rebaixado há duas rodadas, o Alvinegro perdeu a terceira seguida – a quarta nos últimos cinco jogos. No returno, são 15 derrotas em 17 jogos. Soma apenas 24 pontos em toda a competição.
O Botafogo não sai de campo sem sofrer gol há 17 partidas. No Brasileiro, a última vez foi no primeiro turno contra o próprio Goiás, num 0 a 0 no estádio Nilton Santos. É a terceira sequência de 10 jogos sem vencer dentro do campeonato.
Panorama
Com 36 pontos em 36 jogos, o Goiás, ainda na 18ª posição – a dois pontos de sair da zona do rebaixamento -, volta a campo contra o Bragantino, no domingo que vem, às 20h30, novamente em casa, em Goiânia.
O Botafogo recebe o São Paulo, segunda-feira, dia 22, às 20h. O Alvinegro é o lanterna da competição desde a 30ª rodada.
O jogo
O Goiás começou em cima do Botafogo e criou quatro chances – três delas pelo alto – até marcar com Rafael Moura, em bonito desvio de cabeça no primeiro pau. Antes, chegou perto do gol em lances de Fernandão e dois de Shaylon.
Na metade do primeiro tempo, o Alvinegro deu sinais de reação. Em contra-ataques, Matheus Nascimento buscava espaços e mostrava sua boa técnica. Quando o garoto de 16 anos levantou a cabeça, achou Hugo sozinho, aos 32 minutos. O jogador alvinegrou tentou a finalização, mas o chute saiu torto.
Na segunda etapa, com duas mudanças, o Alvinegro quase marcou com Luiz Otávio, que fez boa jogada pela ponta esquerda. Na sobra, o Alvinegro pediu pênalti na finalização de Caio Alexandre.
A resposta do Goiás veio numa bomba de Rafael Moura para boa defesa de Diego Loureiro. Mas pelo alto não tinha para ninguém. Em jogada parecida com a do primeiro gol, Shaylon levantou e Fernandão colocou no cantinho: 2 a 0.
No fim da partida, Kanu tentou desarmar Fernandão por trás, acertou o pé direito do atacante goiano – que foi substituído – e foi expulso, depois de auxílio do VAR. Minutos depois, Breno pisou na bola, Caio Alexandre pulou, mas o árbitro Felipe Fernandes de Lima deu cartão vermelho. Em seguida, o juiz voltou atrás e retirou o cartão. (Globo Esporte)