Em busca do título inédito, o Goiás começou sua trajetória na Sul-Americana. Nesta terça-feira (4), o Esmeraldino recebeu o Santa Fe, da Colômbia, mas com uma equipe praticamente reserva, não conseguiu sair do zero na Serrinha, em Goiânia. A partida foi válida pela primeira rodada do Grupo G da segunda principal competição do continente.
A opção do técnico Guto Ferreira em escalar uma equipe alternativa foi por causa da final do Campeonato Goiano, diante do Atlético-GO. O Verdão voltou a campo somente dois dias após o jogo de ida da final contra o seu maior rival, no qual foi derrotado por 2 a 0. Além disso, a partida desta terça-feira marcou a estreia do novo uniforme do Goiás para a sequência da temporada.
Juntamente com Goiás e Santa Fe, Gimnasia la Plata, da Argentina, e o Universitario, do Peru, completam o Grupo G da Sul-Americana. Os argentinos e peruanos se enfrentam nesta quarta-feira (5) e quem vencer pode assumir a liderança isolada. Apenas o primeiro colocado da chave garante vaga nas oitavas de final. Quem ficar em segundo terá de fazer uma partida mata-mata contra um time que ficar em terceiro na fase de grupos da Libertadores.
Assim, o Goiás vira a chave e volta a pensar na decisão do Campeonato Goiano. O Esmeraldino volta a campo no próximo domingo (9), quando recebe o Dragão na Serrinha. Ao mesmo tempo, o Verdão terá que vencer por três ou mais gols de diferença. Vitória do Goiás por dois gols leva a decisão para os pênaltis.
O jogo
O primeiro tempo foi de muita disputa e ambas equipes estavam com nervos à flor da pele. Em casa, o Goiás conseguiu criar as melhores oportunidades. No entanto, o goleiro Espitia estava em uma boa noite e conseguiu evitar que o Santa Fé fosse vazado nos primeiros 45 minutos. Por outro lado, os visitantes também conseguiram levar perigo ao gol de Tadeu em jogadas pelo lado esquerdo do campo.
Na volta do intervalo, o Goiás teve alterações na equipe e conseguiu levar mais perigo ao gol adversário. No entanto, a partida seguiu muito pegada no meio de campo e a arbitragem confusa não ajudou com o andamento da partida. Dessa maneira, o ritmo de jogo caiu no decorrer da segunda etapa e as equipes não conseguiram inaugurar o placar. Além disso, a melhor chance da segunda etapa foi do Santa Fé, pelos pés de Morelo. O atacante que havia acabado de entrar recebeu livre na grande área mas finalizou para fora já nos acréscimos da partida. Por outro lado, o Esmeraldino assustou em jogada de escanteio com uma cabeçada sobre o travessão. Assim, o empate sem gols prevaleceu até o apito final.
Goiás 0x0 Independiente Santa Fe
1ª rodada do Grupo G da Copa Sul-Americana
Data e horário: 04/04/2023, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia (GO)
Goiás: Tadeu; Maguinho, Sidimar, Edu (Lucas Halter, no intervalo) e Hugo; Zé Ricardo, Willian Oliveira (Felipe Bastos, aos 30′ do 2t) e Morelli; Alesson (Ariel, aos 34′ do 2t) e Diego Gonçalves (Diego, aos 30′ do 2t). Técnico: Guto Ferreira.
Independiente Santa Fe: Espitia; Moreno, Millán (David Ramirez, aos 15′ do 2t), José Aja e Mosquera; Rojas, Rivera (Jhojan Torres, aos 15′ do 2t) e Marrugo (Moreno, aos 25′ do 2t); De La Rosa, Rodallega e Enamorado (Morelo, aos 41′ do 2t). Técnico: Harold Rivera.
Árbitro: José Cabero (Chile)
Assistentes: José Retamal (Chile) e Leslie Vázquez (Chile)
VAR: Francisco Gilabert (Chile)
Cartões amarelos: Edu (GOI); Dairon Mosquera, Rivera, Enamorado, De la Rosa (SFE) (Jogada 10)