O Goiás acertou a contratação do técnico Jair Ventura, de 43 anos. Ele se apresenta ao time esmeraldino nesta quinta para conhecer o elenco e já começar o período de treinamentos com seus novos comandados. A estreia de Jair Ventura será sábado, contra o Palmeiras, em Goiânia, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Jair Ventura começou a carreira como auxiliar no Botafogo, onde recebeu a primeira oportunidade de dirigir o time principal em 2016. Em mais de um ano de trabalho no time carioca, o treinador conseguiu se classificar para a Libertadores de 2017. Na Libertadores, o Botafogo foi eliminado apenas na semifinal contra o Grêmio, que conquistou o título.
Após sair do Botafogo, Jair Ventura comandou vários times tradicionais, porém, em períodos mais curtos. Ele dirigiu o Santos em 37 jogos, em 2018, e foi contratado pelo Corinthians na mesma temporada, onde foi vice-campeão da Copa do Brasil.
De 2020 para cá, o treinador trabalhou em Sport, Chapecoense e Juventude com a missão de livrar os clubes do rebaixamento. Após sucesso no Sport, Jair Ventura não conseguiu repetir o mesmo desempenho na Chapecoense, onde não venceu nenhum jogou, mas deu a volta por cima na mesma temporada, quando acertou com o Juventude.
No ano passado, Jair Ventura foi contratado pelo time gaúcho com a missão de evitar a queda para a Série B, o que parecia improvável durante do Campeonato Brasileiro. A missão foi concluída, e o Juventude escapou do rebaixamento em uma briga contra clubes como o rival gaúcho Grêmio, que acabou na Série B de 2022.
Missão no Goiás
Jair Ventura também trabalhou no Sport, entre outros clubes do futebol brasileiro — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press
Os bons trabalhos em Sport e Juventude dão esperança à diretoria e à torcida do Goiás. Apesar de ter iniciado a temporada com o pé direito, o time esmeraldino se perdeu na reta final do Campeonato Goiano, principalmente com as lesões dos atacantes Vinícius, Nicolas e Pedro Raul.
Além de perder o título estadual para o Atlético-GO, o Goiás iniciou sua campanha na Série A com derrota por 3 a 0 para o Coritiba, no último domingo.
Desde a saída de Bruno Pivetti e do coordenador Paulo Autuori, que ficaram apenas um mês no Goiás, o clube vinha sendo comandado pelo auxiliar da comissão técnica permanente Glauber Ramos, que conquistou o acesso para a Série A no ano passado.
Com as derrotas na final do Campeonato Goiano e também para o Coritiba, os pedidos da torcida esmeraldina para a contratação de um novo técnico aumentaram nas redes sociais. O acerto da diretoria com Jair Ventura ocorreu na última quarta. (GE)