Nem só de más notícias vive o meio ambiente de Mato Grosso. O Globo Repórter que a TV Globo levou ao ar na noite sexta-feira (30) teve como cenário o Pantanal, mostrando como a natureza está se recuperando dos incêndios que atingiram a região no ano passado. Vale lembrar que o Pantanal abrange os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

No programa, as repórteres Eunice Ramos (MT) e Cláudia Gaigher (MS) percorreram m o Pantanal nos dois estados para ver como a maior planície alagada do planeta, no coração do Centro-Oeste, está agora após enfrentar a maior tragédia de sua história.

As imagens publicadas pela Globo mostram que, aos poucos, o Pantanal vai se regenerando e voltando a ter a paisagem que o mundo conhece.

No lado de Mato Grosso, em Barão de Melgaço (114 km ao Sul de Cuiabá), animais que sobreviveram ao incêndio são tratados em um centro de reabilitação.

No entanto, pesquisadores alertam que tantas queimadas em anos seguidos estão comprometendo o equilíbrio de todo o sistema.

Em panorâmica aérea, a paisagem do Pantanal já parece recuperada do fogo. Mas pesquisadores alertam que tantas queimadas em anos seguidos estão comprometendo o equilíbrio de todo o sistema. Com isso, árvores e plantas sofrem com as consequências dos incêndios.

Parque no Pantanal é um dos maiores refúgios de onças pintadas do mundo — Foto: Globo Repórter

Confira a reportagem completa AQUI.