Em evento realizado neste final de semana em Araputanga(município 337 km distante de Cuiabá), a deputada federal Gisela Simona(União Brasil) saudou mais de mil mulheres do campo presentes no 38° Encontro da Mulher Rural. Apontando a crescente participação feminina no setor que além de liderarem, atualmente, a produção de alimentos, têm ampliado sua presença nas universidades e cursos técnicos.
“O último censo do IBGE aponta que as mulheres estão à frente de 19% dos estabelecimentos agropecuários do país, o que representa cerca de 947 mil propriedades. Assim, elas desempenham um papel crucial na agricultura familiar, que produz 70% dos alimentos consumidos no Brasil, comprometidas com práticas de produção que preservam o meio ambiente e a eficiência produtiva no campo. Ainda é preciso lembrar que a presença feminina no setor agropecuário vai além das porteiras das fazendas, pois elas também têm conquistado espaço em áreas de conhecimento técnico, como agronomia, veterinária e engenharia agrícola, onde já representam mais de 50% das matrículas nos cursos superiores. Esta qualificação, somada à experiência prática, prepara as mulheres para enfrentar desafios e liderar com inovação”.
O encontro esteve sob a coordenação da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Luiza Rios, com a presença do prefeito unista, Enilson Rios, reeleito nas eleições deste último dia 6 de outubro.
Como uma das 44 integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária – composta por deputadas e senadoras no Congresso Nacional -, Gisela Simona têm participado de importantes debates em defesa de pautas do setor agropecuário, de olho em garantir políticas públicas que ampliem o acesso ao crédito, à capacitação e a direitos previdenciários, como aposentadorias dignas para as trabalhadoras rurais.
Para a parlamentar, Mato Grosso tem vivenciado um crescimento significativo no número de mulheres envolvidas com a agricultura, e em múltiplas atividades. Um movimento – conforme Gisela -, que reflete uma tendência nacional. Ao lembrar dos vários eventos que vêm ocorrendo no Estado, desde o dia 15 de outubro, como forma de comemorar o Dia Internacional da Mulher Rural. Data estabelecida em 1995 pela Organização das Nações Unidas para destacar o protagonismo das mulheres no campo.
“Foi uma honra participar do 38° Encontro da Mulher Rural em Araputanga, um evento tão importante para todas as mulheres rurais da nossa região. Mostrando que esta tendência de maior participação feminina no agro é um reflexo não só do empoderamento feminino, mas também da compreensão de que a diversidade no campo é fundamental para o desenvolvimento do setor. E que as as mulheres têm trazido uma visão diferenciada, com ênfase em gestão eficiente, sustentabilidade e inovação, fatores que são cruciais para o futuro da agricultura em Mato Grosso e no Brasil como um todo”.