O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo, anunciou, na manhã desta sexta-feira (11), que Mato Grosso vai iniciar a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 na próxima semana.
Segundo ele, o Estado tem cerca de 600 mil doses do imunizante em estoque. “Nós temos estoque substancial de vacina. Já estamos encontrando dificuldade para estocar as vacinas que chegam. Existe estoque. Temos vacina para vacinar toda população adulta e também vacina para vacinar as crianças. E essa vacina, especialmente, a da Pfizer, requer condições especiais de armazenamento, a menos 80 graus”, explica o secretário.
Conforme Figueiredo, o plano de aplicação da quarta dose será discutido com o Comitê de Operações Emergenciais (COE) e os protocolos de intervalo entre uma dose e outra serão conforme orientações do Ministério da Saúde.
“Vamos convocar uma reunião do COE, que é um comitê responsável por essa tomada de decisão, e, depois, vamos emitir resolução disponibilizando a quarta dose. Muito provavelmente, na semana que vem, nós vamos proceder essa reunião, que envolve representantes dos secretários municipais de Saúde, para a gente pode disponibilizar aos municípios e ampliar isso”, afirma Gilberto.
“É importante, nesse momento, convocar a população que acreditou na vacina, mas que não cumpriu o esquema vacinal de forma completa. O esquema vacinal completo, hoje, não é só primeira e segunda, mas a dose de reforço foi criada porque ela é importante. Então, não dá para pessoa acreditar que só com duas doses ela está imune”, esclarece.
Na oportunidade, o secretário ressaltou que a maioria dos pacientes que estão internados em estado grave nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e que estão indo a óbito é pertence ao montede de 65% que não cumpriu esquema vacinal.