O Secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo, afirma que o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro não tem feito a parte que cabe ao município no atendimento a atenção básica, por isso o Estado precisa intervir.
O governo estadual prepara para a próxima semana a abertura de um centro de triagem para pacientes com sintomas da Covid-19, na Arena Pantanal, em Cuiabá.
“O trabalho de saúde básica é responsabilidade dos municípios, mas estamos prontos para ajudar”, comentou o secretário.
O espaço está sendo montado e terá 20 médicos de plantão todos os dias para medir a temperatura, fazer o teste rápido e até exames como tomografia, raios-x e hemograma.
Gilberto disse também que os 20 leitos de UTIs anunciados por Pinheiro na segunda ainda não estão disponíveis para a regulação do SUS. ” Até o final da noite de ontem nenhum leito foi disponibilizado para a central de regulação, nossa equipe está permanentemente entrando em contato com a prefeitura, até porque precisamos colocar esses leitos a disposição, mais até agora isso não ocorreu”.
A prefeitura de Cuiabá informou que na manhã desta terça-feira (14), a Central de Regulação de Urgência e Emergência computava 10 pessoas aguardando leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 em Mato Grosso, sendo três de Cuiabá. Desses três pacientes cuiabanos, um estava em hospital particular, um na policlínica do Coxipó e outro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Morada do Ouro.
Eles serão encaminhados para o Hospital de Referência à Covid-19, que inaugurou nesta segunda-feira (13) mais 20 leitos de UTI exclusivos para a doença. No mesmo dia de abertura dos leitos, duas pessoas foram encaminhadas para a unidade. No final da tarde terça-feira (14), um desses 20 novos leitos estava ocupado e outros três aguardando a chegada dos três pacientes cuiabanos. Ainda há 16 vagas de UTI disponíveis na unidade.