O atual governador Mauro Mendes (União) lidera a primeira pesquisa do instituto Gazeta Dados para o governo do Estado com 38% das intenções de votos na modalidade estimulada. Este índice se eleva a 68% dos votos válidos, quando não são considerados os votos brancos, nulos e os indecisos, o que indicaria uma vitória do chefe do Paiaguás no primeiro turno.
Marcia Pinheiro (PV) aparece com 14% na modalidade, contabilizando 25% dos votos válidos. Já o Pastor Marcos Ritela (PTB) contabilizou 3% e Moisés Franz (PSOL) 1%, contabilizando 5% e 2% dos votos válidos. Não responderam ou não sabiam contabilizaram 39%.
Na modalidade espontânea, quando não são apresentadas opções de candidato ao entrevistado, Mendes tem 25%, Marcia fica com 6%, Ritela 2% e Franz com 1%. Não responderam ou não sabem somam 66% nesta modalidade.
A esposa do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) foi a mais citada quando o questionamento era em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum. Márcia contabilizou 11%, enquanto Mauro aparece com 9%. Marcos Ritela foi citado por 8%, enquanto Moisés Franz tem 7%. Ao todo, 12% optaram pela alternativa ‘nenhum deles’ e 53% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MT-07674/2022.