Passaram-se 100 dias desde que as competições foram suspensas no Brasil, por conta da pandemia causada pela Covid-19. E mesmo ainda sem previsão de novo calendário para o Brasileiro, 15 equipes da Série A estão de volta aos treinos presenciais.

Atualmente, quase dois meses de diferença separam todos os times neste processo. Agremiações que, depois de trabalhar com os atletas à distância e antecipar o período de férias, correm para chegar ao melhor condicionamento físico vislumbrando a estreia na elite.

Neste cenário, uma vez que o Botafogo deu o primeiro passo em São Paulo, apenas os outros cinco do estado ainda estão para retomar as atividades.

Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo preveem o início das movimentações para esta terça-feira, enquanto o Bragantino não confirmou data. A equipe de Bragança Paulista até chegou a voltar, no dia 2 de junho, mas interrompeu os treinos depois de uma semana para esperar as demais equipes do estado.

O cenário condiz com as estatísticas de saúde em São Paulo. Atualmente, tem disparado o maior número de casos confirmados e mortes pela Covid-19 no país. São, respectivamente, 221.973 pacientes e 12.634 óbitos, segundo dados do Governo Federal. Logo atrás nessa lista, aparecem Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco.

Apesar de estar no top 3 de estados mais afetados pela doença, com mais de 94 mil casos confirmados, o Ceará foi o primeiro clube do Nordeste a retomar as atividades, seguido pelo Fortaleza, no início de junho.

Neste cenário, Pernambuco, mesmo com mil mortes a menos, só voltou duas semanas depois, com o Sport. O clube aguardava o aval das autoridades, concedido como parte do Plano de Flexibilização de Convívio das Atividades Econômicas com a Covid-19, lançado no início deste mês. Vozão e Leão, inclusive, disputaram a última partida da temporada um contra o outro e enfrentam-se na estreia da Série A, ainda sem data marcada.

Completando o quarteto, o Bahia voltou um dia depois do Sport. O Tricolor foi o último da região a se reapresentar, apesar de estar sediado no estado que tem o menor número de óbitos em relação aos demais nordestinos na elite do Brasileiro: são 1.441.Clubes pernambucanos completam 100 dias sem futebol

Segundo estado mais afetado no país, o Rio de Janeiro tem como detalhe o caso do Flamengo. O Rubro-negro carioca foi o único da elite a jogar uma partida desde a suspensão das competições, em março.

A equipe recebeu o Bangu pelo Carioca, no Maracanã vazio, antes da disputa ser paralisada mais uma vez. O clube foi o primeiro no estado a voltar aos treinos e o quarto no país. Até porque, iniciou as atividades apesar de recomendações contrárias da prefeitura, apenas sob a flexibilização do governador Wilson Witzel.

O Fla compõe a lista de 15 equipes que estão à frente, em termos de tempo de trabalhos presenciais, no processo de retomada. Antes do clube carioca, no entanto, há ainda Internacional, Grêmio e Atlético-MG. O Colorado sendo o primeiro deles na lista, com quase dois meses de treinos neste período.

Há duas semanas, a dupla gaúcha chegou a suspender as atividades depois de Porto Alegre tornar-se região de “risco alto” para contágio e voltar a adotar medidas restritivas. Mas numa revisão do governo, foi aberta a possibilidade dos clubes funcionarem sob risco considerado médio.

As equipes que aparecem de quarto a sexto lugar na lista, também vivem cenários que chamam a atenção. No dia 13 de junho, a Prefeitura de Curitiba divulgou um decreto que suspende as atividades esportivas na capital. Com um mês de treinos, o Coritiba (4º) não será afetado porque trabalha na Região Metropolitana, mas o Athletico (5ª) manteve os treinos alegando ter liberação.

Logo atrás na lista, o Atlético-GO (6º), que está em atividade de forma contínua desde 1 de junho, chegou a voltar aos treinos antes mesmo da liberação do governo de Goiás. No dia 26 de maio, uma semana antes da autorização, alguns atletas trabalharam com bola no campo e sem uniforme, informação depois confirmada pelo próprio presidente do Dragão, Adson Batista.

Lista da Série A: datas e dias desde a volta

  1. Internacional – Dia 5 de maio (49 dias)
  2. Grêmio – Dia 7 de maio (47 dias)
  3. Atlético-MG – Dia 19 de maio (35 dias)
  4. Flamengo – Dia 19 de maio (35 dias)
  5. Coritiba – Dia 25 de maio (29 dias)
  6. Athletico – Dia 27 de maio (27 dias)
  7. Atlético-GO – Dia 1 de junho (22 dias)
  8. Ceará – Dia 1 de junho (22 dias)
  9. Vasco – Dia 1 de junho (22 dias)
  10. Fortaleza – Dia 2 de junho (21 dias)
  11. Goiás – Dia 5 de junho (18 dias)
  12. Sport – Dia 15 de junho (8 dias)
  13. Bahia – Dia 16 de junho (7 dias)
  14. Fluminense – Dia 19 de junho (4 dias)
  15. Botafogo – Dia 21 de junho (2 dias)
  16. Corinthians – Marcado para esta terça (23 de junho)
  17. Palmeiras – Marcado para esta terça (23 de junho)
  18. Santos – Marcado para esta terça (23 de junho)
  19. São Paulo – Marcado para esta terça (23 de junho)
  20. Bragantino – Não divulgou data
Os equipamentos são higienizados no campo — Foto: Anderson Stevens / Sport Club do Recife

Os equipamentos são higienizados no campo — Foto: Anderson Stevens / Sport Club do Recife

(Globo Esporte)