O Vasco assumiu a vice-liderança da Série B ao derrotar, por 3 a 2, o Náutico, na noite desta terça-feira (7/6) no Estádio do Arruda, em Recife. Com a vitória, o time carioca foi aos 21 pontos, assumindo o segundo lugar. O Náutico, que parou nos 12 pontos, é o nono colocado.  E a garotada balançou a rede para os vascaínos. Os gols foram de Figueiredo (pintura de falta), Andrey Santos e Nenê. Thassio e Jean Carlos (de pênalti) marcaram para o Náutico.

O jogo teve um fato insólito. Alguém no Náutico esqueceu de levar o novo uniforme do clube e isso atrasou o jogo em 15 minutos. Além disso, teve uma interrupção de quatro minutos, no primeiro tempo, para que a ambulância fizesse o  atendimento de um torcedor que passou mal.

Primeiro tempo

A etapa teve uma pintura:  a falta espetacular cobrada por Figueiredo, aos 26. Uma bomba que foi no travessão, bateu dentro do gol e saiu, garantindo o 1 a o. Até então, o jogo era péssimo, com o Vasco mantendo 70% de posse de bola, mas sem objetividade e o Náutico sem qualidade.  Com a vantagem, o Cruz-Maltino fez valer seu melhor jogo e mandou em campo. Quase ampliou com Nenê. Mas chegou ao 2 a 0. Andrey triangulou com Nenê, recebeu na área e bateu para fazer seu primeiro gol nos profissionais. E a torcida do Náutico não perdoou. Tome vaia.

Segundo tempo

O Náutico voltou um pouco melhor, ao menos tentou chegar ao ataque com maior objetividade e fazendo Thiago Rodrigues fazer pelo menos uma grande defesa (em chute de Jean Carlos). Mas o Vasco estava muito bem em campo e criando chances perigosas. Getúlio perdeu um gol feito, chutando em cima de Lucas Perri.  E teve um gol anulado de Figueiredo (Getúlio, que deu o passe, estava impedido e o VAR confirmou).

Depois dos 20 minutos, o Náutico, centralizando o jogo em Jean Carlos, passou a ser dominante, aproveitando o recuo dos vascaínos e diminuiu com Thassio. Mas uma grande jogada iniciada por Andrey e que Figueiredo deu de bandeja para Nenê fazer 3 a 1 voltou a tranquilizar o time. Este foi o centésimo gol do Vasco com participação de Nenê (56 gols  e 44 assistências). Nos acréscimos, aos 54, o Náutico descontou de pênalti com Jean Carlos. Triunfo vascaíno, vice-líder e único invicto nas quatro divisões do Brasileiro.   Que venha o Cruzeiro!

NÁUTICO 2X 3 VASCO

 11ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE B
Data: 7/6/2022
Local: Estádio do Arruda, Recife (PE)
Público: 6.104
Renda: R$ 198.582,00
NÁUTICO: Lucas Perri; Victor Ferraz, Wellington, Bruno Bispo e Thassio; Franco (Eduardo, aos 28′ do 2ºT), Nascimento (Djavan, aos 18′ do 2ºT) , Jean Carlos e Evandro (Amarildo, no Intervalo);  Pedro Vítor e Léo Passos (Robinho, no Intervalo). Técnico: Roberto Fernandes
VASCO: Thiago Rodrigues; Gabriel Dias (Weverton, aos 28′ do 2ºT), Danilo Boza, Anderson Conceição e Edimar; Yuri, Andrey Santos, Gabriel Pec (Bruno Nazário, aos 43′ do 2ºT), Nenê (Isque, aos 43′ do 2T) e Figueiredo; Getúlio. Técnico: Emílio Faro
Gols: Figueiredo, aos 6′ do 1ºT (0-1); Andrey, aos 43′ do 1ºT (0-2); Thassio, aos 24′ do 2ºT (1-2); Nenê, aos 32′ do 2ºT (1-3). Jean Carlos, de pênalti, aos 54′ do 2ºT (2-3)
Árbitro
: Flavio Rodrigues de Souza (SP – FIFA)
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Cartões amarelos: Franco, Jean Carlos, Robinho, Victor Ferraz (NAU); Edimar, Andrey , Figueiredo (VAS) (Jogada 10)