Ex-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, o médico cuiabano Gabriel Novis Neves, de 86 anos, foi internado nesta terça-feira (18), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após ter sido positivado para a covid-19.

Segundo informações da família, o médico tomou a dose de reforço da vacina e está bem, com sintomas leves da doença. A decisão de transferi-lo foi por precaução.

Defensor ferrenho da vacina, o médico publicou um artigo em meados do ano passado relatando sua experiência e a alegria de estar imunizado.

“Hoje tudo deu certo, e é muito bom elogiar o que é bem feito. Não enfrentei filas, a enfermeira que me vacinou – a Moema – foi aluna do curso de Enfermagem da UFMT, me tratou com humanidade e técnica. Aproveito para agradecer a eficiência da Secretaria de Saúde Municipal e a todos seus funcionários por esse belo trabalho social enfrentando a pandêmica na sua linha de frente. Sinto-me aliviado, com a sensação do dever cumprido, protegendo ao meu próximo e a mim mesmo”, diz, em parte do seu texto escrito por Gabriel.

Médico obstetra, professor-fundador e primeiro reitor da UFMT, Gabriel Novis já atuou como secretário de Educação Municipal entre os anos de 1968 e 1970. No governo de Mato Groso, já assumiu as pastas de Trabalho e Desenvolvimento Social (1983), Casa Civil (1984) e Saúde (1984-1985). Foi também diretor da Faculdade de Medicina de uma universidade privada de Cuiabá.