O Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá realiza, neste mês, mutirões de cirurgias no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, pelo programa Fila Zero na Cirurgia, do Governo de Mato Grosso. Ao todo, são realizados 90 procedimentos ortopédicos e especializados em pediatria.
Os mutirões agilizam o atendimento a pacientes que aguardavam até seis anos por cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No HMC, são realizados 30 procedimentos cirúrgicos em artroscopia de ombro para tratamento de lesão do manguito rotador. As cirurgias serão conduzidas por quatro médicos especialistas em ombro.
Já o Pronto Socorro Municipal está atendendo 60 crianças, com cirurgias de fimose, hernioplastias, colecistectomia e retirada de cistos.
“É uma alegria em saber que muitas pessoas estão realizando procedimentos, tendo a dor amenizada, e sequelas evitadas. Que esse trabalho permaneça e os desafios ainda existentes sejam superados, que o cidadão nunca mais precise esperar tantos anos para ser cuidado”, declara a cointerventora de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador do Município de Cuiabá, Deisi Bocalon.
O programa Fila Zero foi lançado em abril deste ano, em substituição ao programa Mais MT Cirurgias, e tem estimativa de investimento de aproximadamente R$ 200 milhões.
Sob intervenção estadual, Cuiabá é um dos 24 municípios que aderiram ao programa. Juntos, eles devem executar um total de 240.369 procedimentos eletivos, entre cirurgias, consultas e exames.