A Argentina está em festa. O futebol nacional voltou a ser disputado no país após mais de sete meses de espera e em uma data especial: o aniversário de 60 anos de Maradona. O ídolo e técnico do Gimnasia La Plata recebeu como presente a vitória de sua equipe por 3 a 0 contra o Patronato, na noite desta sexta, no Estádio do Bosque. Ele, no entanto, deixou o estádio no meio do primeiro tempo.
A partida é válido pela Zona 6 da Copa Liga Profissional, torneio criado pela nova liga que organiza o futebol no país (LFP). A competição não é o Campeonato Argentino, mas dará uma vaga na Libertadores de 2021 e um lugar na Copa Sul-Americana de 2022.
Veja a recepção a Maradona:
Ao lado do presidente do San Lorenzo e da Liga, Marcelo Tinelli, e do presidente da AFA, Chiqui Tapia, Maradona é homenageado — Foto: Divulgação/LigaAFA
Havia a dúvida a respeito da presença de Diego Maradona na partida. Ele cumpriu alguns dias de isolamento social em casa após um de seus seguranças testar positivo para o novo coronavírus. O treinador dos Lobos, no entanto, manteve-se assintomático e ficou por pouco tempo no Estádio do Bosque.
Antes da bola rolar, El Diez recebeu várias homenagens. Recebido com um show pirotécnico, ele ganhou bolos especiais do seu clube e da AFA, além de uma placa da Liga de Futebol Profissional e uma camisa comemorativa do Gimnasia. De acordo com o jornal “Olé”, Maradona deixou o estádio aos 18 minutos do primeiro tempo.
Em campo, o colombiano Carbonero, o zagueiro Coronel e Ramírez marcaram os gols para o Gimnasia, que conquistou boa vitória pela Zona 6 da Copa. A chave também conta com Huracán e Vélez Sarsfield.
Como é o torneio
A Copa Liga Profissional não é o Campeonato Argentino. É um torneio provisório, diante da grande interrupção no calendário. Os jogos da competição não valerão pontos para a tabela de médias das últimas três temporadas, que define os rebaixamentos no país. A expectativa é que o descenso fique suspenso até 2022.
Assim será o formato da competição:
- As 24 equipes se dividem em seis grupos com quatro equipes cada, com Boca Juniors, River Plate, Independiente, Racing, San Lorenzo e Vélez Sarsfield de cabeças de chave. Os times se enfrentam em ida e volta dentro da própria chave e os dois melhores avançam.
- Os 12 classificados se dividem em dois grupos na fase seguinte e jogam em turno único. Os dois melhores de cada chave fazem uma final única, em janeiro de 2021. O campeão ganha vaga na Libertadores de 2021;
- Os 12 times que terminam nas terceiras e quartas posições da primeira fase disputarão uma vaga na Copa Sul-Americana de 2022 em torneio paralelo semelhante: eles se dividem em dois grupos de seis, e os dois melhores de cada chave fazem uma final para saber quem se classifica à competição internacional.
Os grupos da Copa Liga Profissional da Argentina — Foto: Divulgação/LigaAFA
O Boca Juniors conquistou a última edição do Campeonato Argentino, encerrada no dia 7 de março. As últimas partidas oficiais na Argentina foram disputadas no dia 16 de março, pela Copa da Superliga. O torneio teve apenas uma rodada e foi cancelado.
Ainda não há data nem confirmação de como será o novo Campeonato Argentino sob o comando da Liga de Futebol Profissional. A AFA também não marcou o retorno da Copa Argentina, que definiria o último classificado do país para a Libertadores de 2021.
Até o momento, Boca Juniors, River Plate, Racing e Argentinos Juniors, quatro primeiros colocados da última liga no país, estão confirmados no torneio continental para o ano que vem.
Com o anúncio da volta do futebol na Argentina, a Bolívia agora é o único país no continente sul-americano sem data para o retorno de sua liga nacional. Nesta quarta, a Venezuela retomou o esporte e, assim como os argentinos, com uma competição provisória. (Globo Esporte)