Foi feita uma tentativa de acordo amigável, mas ela não vingou. A partir disso, Fred acionou o ​Cruzeiro na Justiça com o objetivo de rescindir seu contrato com o clube e, assim, poder assinar vínculo com qualquer outra equipe.

Como destaca o ​Globoesporte.com, o processo, protocolado na última sexta-feira, corre em segredo de justiça na 1ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte. Inclusive, muito embora a Raposa ainda não tenha sido notificada da ação, já há uma audiência marcada para o dia 3 de março.

No início da temporada, após o rebaixamento do Cruzeiro, seu novo conselho gestor, que é transitório, estimou em cerca de R$ 27 milhões a dívida que a instituição possui com o centroavante, incluindo aí salários atrasados, direitos de imagem (estes nunca foram pagos), 13º, Fundo de Garantia e, também, a multa de R$ 10 milhões cobrada pelo ​Atlético-MG pelo fato de o atleta ter assinado contrato com o rival logo após o rompimento do compromisso com o Galo. O estafe do atleta indicou o advogado Fernando Moura para tratar do tema, mas este disse desconhecer o processo e destacou que não atua em causas trabalhistas. (90 Minutos/Globo Esporte)