A França confirmou o favoritismo e fará a final da Copa do Mundo do Qatar contra a Argentina. Afinal, nesta quarta-feira (14/12) venceu o raçudo time de Marrocos por 2 a 0, no Estádio Al Bayt. Theo Hernández fez o primeiro gol, logo aos cinco do primeiro tempo. Kolo Muani, que tinha entrado 30 segundos antes, fez o tento que nocauteou de vez os africanos, aos 34 da etapa final. Mas Marrocos caiu de pé: sufocou os atuais campeões boa parte do duelo, teve maior posse (60%), quase fez um gol de placa de bicicleta e saiu sob aplausos da torcida, maioria maciça no estádio e que fez uma festa nota 10.
A grande final será no Estádio Lusail, neste domingo (18/12) às 12h (de Brasília). E quem vencer buscará o tri. A Argentina, que eliminou a Croácia na semifinal (3 a 0) venceu a Copa em 1978 e 1986. Já os franceses levaram em 1998 e 2018.
Por sua vez, Marrocos, primeira seleção africana numa semifinal de Copa do Mundo na história, decidirá o terceiro lugar, neste sábado, às 12h (de Brasília) no Estádio Khalifa. O rival será a Croácia.
Primeiro tempo
Os times entraram com surpresas. Na França, Konaté veio no lugar de Upamecano na zaga. Já Rabiot, machucado, cedeu a vaga para Fofana no meio. Marrocos, por sua vez, entrou com um esquema com cinco defensores: os dois laterais e três zagueiros. Contudo, sem o titular Agüerd. O xerifão chegou a entrar na escalação oficial. Porém, machucado, nem foi para o banco. Entretanto, Saiss, o capitão e um de seus melhores jogadores estava em campo. O zagueiro, lesionado, era carta fora do baralho para muitos. Mas foi para o sacrifício.
O jogo estava esquentando, quando a França abriu o placar, aos cinco minutos. Varane lançou Griezmann nas costas do lateral Mazrauoi. O francês saiu da marcação e cruzou pra Mbappé. A zaga rechaçou, mas a sobra ficou com Theo Hernández que bateu meio sem jeito. A bola entrou. 1 a 0. Contudo, apoiado pela torcida, Marrocos foi ao ataque e quase empatou num chute de Ounahi que o goleiro Lloris salvou. Só que a França, mesmo com menos posse de bola (na casa dos 40%) era melhor. E um erro de Saiss – que entrou visivelmente fora de forma – deu a Giroud a chance de fazer o segundo gol. Porém o atacante chutou na trave. Saiss, sentindo que prejuducaria o time, saiu e Marrocos, atrás do placar, saía do esquema 5-3-2 para o 4-4-2 com a entrada do apoiador Amallah.
E se Giroud voltou a perder um gol certo, chutando para fora, Marrocos, na pressão, quase empatou: o zagueiro Yamiq, numa cobrança de escanteio, arriscou uma bicicleta na trave.
Segundo tempo
O jogo seguiu muito bom e as seleções com estratégias distintas: a França no contra-ataque e Marrocos com a bola (chegou a bater 75% de posse) e sempre rondando a área dos atuais campeões mundiais. Mas se os africanos ciscavam e não mordiam, a França tratou de matar o jogo. Aos 34 minutos, Mbappé recebeu na área, fez um carnaval e tocou para a entrada de Kolo Muani. E o reserva que entrara 30 segundos antes, fez 2 a 0. Que estrela! Mas Marrocos seguiu em cima e Hamdallah quase diminuiu. Koundé salvou na linha. Apito final e festa dos franceses. Assim, os atuais campeões estão em mais uma final de Copa.
FRANÇA 2X0 MARROCOS
Semifinal da Copa do Mundo
Data: 14/12/2022
Local: Al Bayt, Doha (QAT)
Público: 68.294 pagantes
FRANÇA: Lloris; Koundé, Varane, Konaté e Theo Hernández; Tchouaméni, Fofana e Griezmann; Dembélé (Kolo Muani, aos 34′ do 2ºT), Mbappé e Giroud |(Thuram, aos 21′ do 2ºT). Técnico: Didier Deschamps
MARROCOS: Bounou; Hakimi, Yamiq , Saiss (Amallah, aos 20′ do 1ºT, mas depois, entrou Ezzalzouli, aos 33′ do 2ºT)), Dari e Mazraoui (Atillah, no Intervalo) ; Amrabat, Ounahi e Ziyech, En-Nesyri (Hamdallah, aos 22′ do 2ºT) e Boufal (Aboukhalal, aos 22′ do 2ºT). Técnico: Walid Regragui
Gols: Theo Hernández, aos 4′ do 1ºT (1-0); Kolo Muani, aos 34′ do 2ºT (2-0)
Árbitro: Cesar Ramos (MEX)
Auxiliares: Alberto Morin (MEX) e Miguel Hernández (MEX)
VAR: Drew Fischer (CAN)
Cartões amarelos: Boufal (MAR) (Jogada 10)