A Federação Paulista de Futebol enviou aos clubes nesta terça-feira a convocação para o Conselho Arbitral do Paulistão de 2020, marcado para a próxima terça (22 de outubro, às 11h, na sede entidade).
Quem aparece na lista é o Água Santa, terceiro melhor colocado da última Série A2 e que deve herdar a vaga do RB Brasil na elite estadual. A oficialização vai acontecer durante a reunião.
A situação estava pendente desde que RB Brasil e Bragantino firmaram uma parceria, que começou a valer na Série B do Brasileiro, com a Red Bull assumindo a gestão do clube do interior. Diante do caso, a Federação Paulista de Futebol publicou em setembro uma resolução esclarecendo os requisitos para quem um mesmo grupo econômico tenha sob seu controle duas ou mais equipes filiadas à federação.
A regra é que essas equipes não poderão disputar a mesma divisão do estadual. De acordo com o documento, os controladores deverão indicar qual das duas é a principal e qual é a secundária. O time secundário deverá sempre atuar em divisão inferior à do principal. Mesmo que a equipe principal seja rebaixada, a secundária não poderá subir – pelo contrário, deverá cair uma divisão.
Água Santa deve herdar a vaga do RB Brasil — Foto: Divulgação/Água Santa
Assim, a empresa optou por ficar com o Bragantino na elite, e o RB Brasil automaticamente “caiu” para a Série A2 do Paulista. A tendência é que o RBB mande seus jogos no Estádio Moisés Lucarelli, como já acontecia antes da parceria com o Braga. A partir dessa decisão do grupo, a definição de quem fica com o lugar do RB Brasil está prevista no regulamento da Série A2 do Paulista:
“Art. 9º – Terão direito de acesso à Primeira Divisão – Série A1 de 2020 os 02 (dois) Clubes classificados para a fase final da competição.
§ 1º – Em caso de não participação de algum Clube classificado para o Campeonato Paulista de Futebol Profissional – Primeira Divisão – Série A1 de 2020, terá também acesso o Clube que obtiver a 3ª melhor campanha no Campeonato Paulista de Futebol Profissional – Primeira Divisão – Série A2 de 2019, dentre os que disputaram a fase semifinal”.
Como fez mais pontos que o XV de Piracicaba, o outro eliminado na semifinal, o Água Santa acabou sendo o beneficiado pelo “acesso extra”. Com a queda do RB Brasil e a subida do Água Santa, não haverá efeito cascata para a Série A3. Veja abaixo os 16 integrantes do Paulistão de 2020, desde que não haja uma reviravolta no cenário:
- Água Santa
- Botafogo-SP
- Bragantino
- Corinthians
- Ferroviária
- Guarani
- Inter de Limeira
- Ituano
- Mirassol
- Novorizontino
- Oeste
- Palmeiras
- Ponte Preta
- Santo André
- Santos
- São Paulo
A FPF também passou aos clubes os potes para o sorteio que vai definir os grupos da primeira fase.
- Pote 1: Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos (cabeças de chave)
- Pote 2: Novorizontino, Ferroviária, Ituano e Ponte Preta (6º ao 9º colocado)
- Pote 3: Guarani, Oeste, Botafogo e Mirassol (10º ao 13º colocado)
- Pote 4: Bragantino, Santo André, Inter de Limeira e Água Santa (14º colocado e os três acessos)
Corinthians foi o campeão paulista de 2019 — Foto: Marcos Ribolli
Os grupos vão receber um time de cada pote. Assim, existe a chance, por exemplo, de os rivais campineiros Ponte Preta e Guarani caírem na mesma chave. Se o regulamento seguir os moldes das últimas edições, eles não se enfrentariam na primeira fase, mas o dérbi poderia acontecer nas quartas de final se os dois passarem – neste caso, teriam de eliminar o grande que estiver no grupo deles.
O Conselho Arbitral vai discutir “regulamento e fórmula de disputa, integridade, bolas, vagas na Copa do Brasil, vagas na Série D do Brasileiro e outros assuntos”.
Segundo o documento, a presença do presidente é imprescindível: “Na impossibilidade do seu comparecimento, é necessário o envio de ofício, assinado pelo presidente, nomeando um representante legal para o clube”. (Globo Esporte)