A madeira brasileira será apresentada a novos mercados em feiras e rodadas de negócios no Brasil e no mundo. O trabalho voltado para o aumento das exportações será feito por meio de uma parceria entre associações e entidades do setor de base florestal e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Nesta terça-feira (12.12), o presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Frank Rogieri, esteve em Brasília, reunido com representantes da agência para tratar do assunto.
“Estamos em tratativas com a Apex, que tem como uma das missões a promoção da exportação de produtos brasileiros, há mais de um ano. Representantes da agência, inclusive, estiveram conosco no ano passado, participando do Dia da Floresta, que é um evento organizado pelo Cipem [Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso] e pelo Fórum, e viram que há a possibilidade de fazermos mais pela madeira brasileira”, destacou Rogieri.
Desde então, FNBF e Apex estão trabalhando na construção de um projeto que vise levar ao mundo a madeira brasileira, aumentando a participação em grandes feiras internacionais. “A Apex, como uma agência muito conceituada, será a força motriz deste projeto, ela vai promover junto conosco o setor de base florestal”, explicou o presidente do FNBF.
Um dos primeiros passos para este avanço já foi definido, ressaltou Rogieri. Será a realização de uma rodada de negócios com empresários internacionais em Mato Grosso, em um evento que ocorrerá em paralelo ao Dia da Floresta. “Vamos mostrar a sustentabilidade da madeira brasileira por meio do manejo florestal sustentável, as nossas indústrias, a capacidade de produção com qualidade e fazer essa junção entre os empresários brasileiros e internacionais para promover negócios”.