O Fortaleza venceu o Colo-Colo por 4 a 3 nesta quarta-feira (25), no estádio Monumental de Santiago, no Chile, e garantiu a classificação histórica para as oitavas de final da Libertadores. Moisés foi o grande destaque da partida com dois gols, enquanto Silvio Romero e Yago Pikachu completaram o triunfo dos cearenses. Pelo lado dos chilenos, Ceballos, contra, Gutiérrez e Léo Gil balançaram a rede para os donos da casa.

Com a vitória fora de casa, o Fortaleza garantiu a participação em sua primeira oitavas de final da Libertadores. O Leão do Pici encerrou a primeira fase da competição na vice-liderança do Grupo F com 10 pontos. O líder River Plate avançou com 16, depois de vencer o lanterna Alianza Lima por 8 a 1 e assegurar a segunda melhor campanha da competição. O Colo-Colo, por sua vez ficou na terceira posição, com 7, e vai disputar as oitavas de final da Sul-Americana.

Moisés (D) comemora um dos gols marcados na vitória do Fortaleza – Bruno Oliveira / FECA partida no Monumental de Santiago não contou com a presença dos torcedores devido a uma punição aos chilenos por atos de violência na partida contra o River Plate, também pela Libertadores. Com isso, o Fortaleza teve mais tranquilidade para confirmar a classificação apesar das dificuldades encontradas.

O jogo

A partida começou da melhor forma para o Fortaleza. Logo no segundo minuto, Silvio Romero recebeu dentro da área e fez boa finalização para abrir o placar. A vantagem deu tranquilidade ao Leão, que conseguiu manter um sistema defensivo compacto e tentava levar perigo nos contra-ataques. Até que aos 24 minutos, Moisés saiu na cara do gol e ampliou o marcador para o Leão. Os donos da casa cresceram no fim da primeira etapa e diminuíram o placar aos 45 minutos com gol contra de Ceballos.

O Fortaleza conseguiu manter uma boa postura na segunda etapa, e depois de uma bela jogada de Moisés, Rojas foi expulso por interromper uma oportunidade clara de gol. Não demorou muito e Moisés anotou o segundo no jogo aos oito minutos após belo contra-ataque. E o Fortaleza não parou por aí. Pikachu aproveitou outro contra-ataque e transformou a vitória em goleada. Contudo, o Colo-Colo não se intimidou e voltou a diminuir com Gutiérrez. Mesmo com um a menos, os chilenos foram para cima e anotaram o terceiro com Léo Gil, aos 35 minutos para colocar fogo na reta final do jogo.

Momento de um dos gols de Moisés na vitória do Fortaleza sobre o Colo-Colo – Marcelo Hernandez/Getty Images

COLO-COLO 3X4 FORTALEZA
Data e horário: 25/5/2022, às 19h
Local: Monumental, Santiago (CHI)
COLO-COLO: Cortés; Rojas, Falcón, Amor e Suazo (Pizaro, aos 29′ do 2t); Fuentes (Gutiérrez, aos 10′ do 2t), Pavez, Léo Gil e Gabriel Costa; Solari e Martín Lucero. Técnico: Gustavo Quinteros
FORTALEZA: Marcelo Boeck; Tinga, Ceballos e Titi; Pikachu, Felipe (Matheus Jussa, aos 18′ do 2t), Hércules (José Welison, no intervalo), Lucas Lima, Lucas Crispim (Juninho Capixaba, aos 28′ do 2t); Silvio Romero (Robson, aos 27′ do 2t) e Moisés (Depietri, aos 27′ do 2t). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Gols: Silvio Romero, aos 2′ do 1t (0-1); Moisés, aos 24′ do 1t (0-2); Ceballos, aos 45′ do 1t (1-2); Moisés, aos 8′ do 2t (1-3); Yago Pikachu, aos 16′ do 2t (1-4); Gutiérrez, aos 19′ do 2t (2-4); Léo Gil, aos 35′ do 2t (3-4)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Carlos Barreiro (URU) e Pablo Llarena (URU)
Cartões amarelos: Suazo, Gutiérrez (COL); Ronald, Felipe, Lucas Lima, José Welison (FOR)
Cartão vermelho: Rojas (COL) (Jogada 10)