O Fortaleza quebrou uma sequência ruim fora de casa ao vencer o Flamengo por 2 a 1, nesta quinta-feira, no Maracanã. O resultado foi amargo para o Rubro-Negro, que perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro. Os gols do Tricolor foram marcados por Wesley (contra) e Lucero. Pedro, de pênalti, fez o gol do Flamengo.

Primeiro tempo

A partida começou com ritmo bem intenso, com as duas equipes aproveitando bem as fragilidades opostas para chegar ao ataque. O Flamengo levou perigo em bolas aéreas e tentou ocupar mais o campo ofensivo, enquanto o Tricolor explorou bastante as costas da defesa, numa proposta reativa. Mas o primeiro gol do jogo acabou saindo de bola parada, em cobrança de escanteio do Fortaleza, que Wesley, do Flamengo, desviou contra o próprio gol.

A equipe de Tite continuou com a estratégia de trabalhar de pé em pé no campo de ataque, mas passou a ser mais agressiva, sobretudo quando Matheus Gonçalves assumia o comando do ataque, distribuindo bolas ou arriscando dribles para quebrar a forte marcação. O gol rubro-negro amadureceu em chute de Pedro no travessão e se consolidou quando o atacante sofreu pênalti, que ele mesmo converteu para empatar. O Flamengo continuou num ritmo forte até o fim do primeiro tempo, enquanto a equipe do Fortaleza tinha dificuldade de recuperar a pegada dos minutos iniciais do jogo.

Segunda etapa

O Fortaleza corrigiu os erros defensivos na volta do intervalo, conseguiu avançar sua marcação e criar perigo com jogadas de velocidade no ataque. O Flamengo, por sua vez, pareceu cansado, não conseguiu imprimir a intensidade da primeira etapa e passou a errar bastante. Lucero ficou perto de marcar em finalização aos 13, mas chutou para fora.

Quatro minutos depois, ele puxou contra-ataque no campo de defesa, com ótimo passe para Pochettino, e recebeu de volta na área para botar o Tricolor na frente no placar. Como no primeiro tempo, o Fortaleza recuou e chamou o Rubro-Negro para seu campo. Tite fez mudanças em todos os setores para dar mais fôlego à equipe, e o time evoluiu com a entrada de Gabigol. Na reta final, o atacante teve um gol anulado e um chute defendido por João Ricardo. Mas o Fortaleza segurou a vitória.

Agenda

O Fortaleza voltará a campo na próxima quarta-feira, quando receberá o Vitória, no Castelão. Já o Flamengo teve o jogo da próxima rodada, contra o Internacional, adiado, e só retornará a campo no dia 20, para enfrentar o Criciúma, no Mané Garrincha.

Tabela

Com o resultado, o Fortaleza chega a 26 pontos, e sobe para a sétima posição. O Flamengo fica em terceiro lugar, atrás de Botafogo e Palmeiras.

Flamengo x Fortaleza

Flamengo x Fortaleza (Foto: André Durão)

Polêmicas de arbitragem

Teve reclamação para os dois lados. No primeiro gol do jogo, os atletas do Flamengo reclamaram de empurrão de Lucero sobre Wesley, que acabou cabeceando contra o próprio gol. Confira:

Os tricolores não se conformaram com pênalti marcado para o Rubro-Negro. No lance, Pedro avançava em direção ao gol e, quando faz o movimento de chute, recebe um toque leve do marcador, que chegava por trás.  (GE)