Com uma atuação consistente do início ao fim, o Fortaleza contou com gols de Thiago Galhardo para arrancar uma importante vitória fora de casa diante do América-MG. Afinal, o 2 a 1 no Independência levou o Leão do Pici a 44 pontos, a três do Atlético-MG, que fecha o G6 do Campeonato Brasileiro.
O resultado mantém o Fortaleza como uma das melhores equipes do segundo turno da competição. O time cearense, agora nono colocado, chega a seis partidas de invencibilidade. Embora o América-MG continue com 45 pontos, ainda aparece à frente do rival: é o oitavo na tabela.
Apesar do equilíbrio na primeira etapa, o Fortaleza foi mais perigoso e abriu o placar com Thiago Galhardo, que recebeu ótima assistência de Pedro Rocha. Mas o América-MG também assustou. Felipe Azevedo obrigou o goleiro Fernando Miguel a fazer grande defesa após cabeceio do atacante. Alê ainda desperdiçou grande oportunidade de igualar, mas finalizou para fora.
Na volta do intervalo, o técnico Vagner Mancini promoveu mudanças e o Coelho ficou mais ofensivo. O Fortaleza recuou a marcação à espera de contragolpes. Porém, quando Caio Alexandre foi expulso aos 28 minutos, depois de impedir avanço de Aloísio Boi Bandido, o Leão do Pici precisou ser ainda mais prudente na retaguarda diante de um Coelho que partiu com tudo para cima. Contudo, os donos da casa pecaram nas finalizações.
Como quem não faz, leva, os visitantes ampliaram em mais um contra-ataque. E, de novo, em um gol de Galhardo. O atacante faria, ainda, um hat-trick, mas teve o terceiro gol anulado corretamente por impedimento. Pouco depois, o América-MG descontou em pênalti bem cobrado de Wellington Paulista. Apesar do abafa nos minutos finais, o Coelho não conseguiu o empate.
AMÉRICA-MG 1×2 FORTALEZA
32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: 15/10/2022
Local: Estádio Independência, Belo Horizonte (MG)
AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Luan Patrick, Éder, Iago Maidana e Marlon (Danilo Avelar, aos 24′ do 2ºT); Juninho (Wellington Paulista, aos 30′ do 2ºT), Alê e Matheusinho; Felipe Azevedo (Aloísio, aos 13′ do 2ºT), Gustavo (Benítez, intervalo) e Henrique Almeida (Mastriani, intervalo). Técnico: Vagner Mancini
FORTALEZA: Fernando Miguel; Tinga, Brítez, Titi e Juninho Capixaba; Caio Alexandre, José Welison e Hércules (Ronald, aos 39′ do 2ºT); Pedro Rocha (Romarinho, aos 18′ do 2ºT, depois, Habraão, aos 39′ do 2ºT), Robson (Lucas Crispim, aos 19′ do 2ºT) e Thiago Galhardo (Moisés, aos 44′ do 2ºT). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Gols: Thiago Galhardo, aos 33′ do 1ºT (0-1); Thiago Galhardo, aos 37′ do 2ºT (0-2); Wellington Paulista, pênalti, aos 45′ do 2ºT (1-2).
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Auxiliares: Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA/SP) e Daniel Luís Marques (SP)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA/SP)
Cartões amarelos: Henrique Almeida (AME); Romarinho e Tinga (FOR)
Cartão vermelho: Caio Alexandre, aos 28′ do 2ºT (FOR) (Jogada 10)