Um foragido da Justiça de Mato Grosso, identificado como Eládio Lopes de Amorim, de 53 anos, foi preso em Porto Velho (RO), nesta terça-feira (5), pelo assassinato de Noel Carlos da Silva, em garimpo de Juína, a 737 quilômetros ao noroeste de Cuiabá, em 21 de maio de 1995.

Eládio era procurado desde 2011, quando foi condenado a 14 anos de prisão por homicídio qualificado por motivo fútil, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. Na época do julgamento, o réu já estava foragido.

De acordo com a Polícia Civil de Mato Grosso, o crime aconteceu quando a vítima e o autor estavam em uma cantina do garimpo Mutum.

Testemunhas relataram que a vítima, conhecida como ‘baixinho’, se aproximou de Eládio e o desafiou a atirar em uma garrafa de cachaça que estava no chão. Após Eládio se negar, a vítima o provocou pedindo que atirasse em seu peito. Eládio efetuou três disparos contra Noel, que morreu no local. Após o crime, Eládio fugiu do garimpo.

A prisão foi efetuada durante uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Mato Grosso e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Rondônia (Ficco/RO).