Um homem que se transforma em lobo na lua cheia. Uma mula sem cabeça que sai por aí aterrorizando as pessoas. Um menino levado que só tem uma perna e fuma um cachimbo. As lendas brasileiras são várias e nesta semana é comemorado no país o Dia do Folclore. Mas, qual é a idade certa para contar estas histórias?

Psicopedagoga em Cuiabá e proprietária do Educandário Jardim das Goiabeiras, Ivete Barros alerta que, mais do que contar aos pequenos sobre as lendas brasileiras, é preciso saber como contar. “Para muitas crianças essas histórias são assustadoras, causam medo e podem até influenciar no momento de dormir”, diz.

Assim, Ivete completa, a forma de contar tem que ser especial. “É preciso, sim, contar o quanto antes, mas contar de uma forma lúdica, enfatizando que essas lendas são apenas lendas, ou seja, não são reais, são mitos do imaginário brasileiro, que começaram a ser contadas há muitos e muitos anos, ainda pelos avós deles”

A psicopedagoga ainda reforça que o Folclore faz parte da construção do Brasil e apresentar as lendas de forma didática e contextualizada para as crianças é fundamental. “De uma forma ou de outras essas crianças conhecerão, em algum momento, sobre o Saci Pererê, a Mula Sem Cabeça, o Lobisomem, dentre outras personagens. O importante é que elas não sejam apresentadas com juízo de valor e sim apenas como parte das tradições do país e que não passam de histórias”, pontua.

Além de ensinar os pequenos sobre as lendas nacionais, o Educandário apresenta anualmente o Minhocão do Pari, uma lenda tipicamente cuiabana. “Esse é um exemplo claro de que o lúdico é sempre um excelente caminho: durante a apresentação da estória podemos falar sobre o Rio Cuiabá, meio ambiente e sustentabilidade”, acrescenta.

EDUCANDÁRIO – Além de ofertar o Sistema Maxi de Ensino, o Complexo Educandário Jardim das Goiabeiras também apresenta em sua estrutura espaços como berçário completo; salas climatizadas; campinho de futebol; pista de educação de trânsito; casa de boneca; refeitório e sala para filmes/descanso.

A escola conta com uma equipe de pedagogos especialistas em Educação Infantil, psicóloga, nutricionista, enfermeira, bióloga, auxiliares – bem como professores de língua inglesa, de balé, de artes e de música.

O Educandário Jardim das Goiabeiras atende alunos de quatro meses a seis anos e está localizado na rua Coronel Barros, 288, bairro Goiabeiras, em Cuiabá. Mais informações pelo telefone (65) 99976-9516.