No duelo direto pela liderança do Grupo A da Sul-Americana, o Botafogo ficou no empate sem gols com a LDU nesta quinta-feira (4/5), no Estádio Nilton Santos, pela terceira rodada. Com o resultado, os times seguem invictos na competição continental.

Desse modo, o Glorioso chega a cinco pontos e desperdiça a oportunidade de assumir a ponta da chave, que segue com os equatorianos, agora com sete. Na próxima rodada, o time de Luís Castro visita o César Vallejo, quinta-feira (25), no Peru. Dois dias antes, os equatorianos enfrentam o Magallanes, no Chile.

O Botafogo atuou abaixo do que vinha acostumando o seu torcedor nos últimos jogos. Por outro lado, não sofreu no aspecto defensivo, já que a LDU optou por esperar o rival no seu campo e não ameaçou. Assim, os donos da casa buscaram triangulações, mas não encontraram espaços para finalização. Com Luis Henrique pouco participativo, a principal chance foi em arremate de Tiquinho Soares de longa distância após arrancada do meio-campo. As equipes, portanto, tiveram pouca criatividade em uma etapa de nível técnico fraco.

Jogo mais aberto, porém nada de gols

O Glorioso mudou a postura no retorno do intervalo, principalmente em relação ao posicionamento de Tchê Tchê, que passou a aparecer mais na frente. Prova disso é que nos primeiros 15 minutos da etapa, igualou a quantidade de finalizações do primeiro tempo. As mexidas de Castro mantiveram o time alvinegro em cima dos equatorianos, que também arriscaram mais e chegaram com perigo em três ocasiões. Na principal delas, aos 37, Perri salvou no cantinho em finalização de Alvarado. A LDU buscou amarrar a partida, parando as jogadas. Desse modo, o Glorioso bem que tentou. Mas não conseguiu tirar o zero do placar. No fim, a torcida reconheceu o esforço e aplaudiu os jogadores.

BOTAFOGO 0X0 LDU-EQU

Sul-Americana-2023 – 3ª rodada do Grupo A
Data: 4/5/2023
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Placido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Danilo Barbosa (Lucas Fernandes, 21’/2ºT), Tchê Tchê (Marlon Freitas, 39’/2ºT) e Eduardo; Gustavo Sauer (Júnior Santos, 18’/2ºT), Luis Henrique (Victor Sá, 18’/2ºT) e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro
LDU-EQU: Domínguez; Richard Mina (Ángel González, 25’/2ºT), Ricardo Adé e Facundo Rodríguez; Quintero, Sebastián González (Olmedo, 48’/2ºT), Zambrano, Jhojan Julio e Leonel Quiñónez; Alvarado (Bryan Ramírez, 49’/2ºT) e José Angulo (Alzugaray, 33’/2ºT). Técnico: Luis Zubeldía
Gol: –
Árbitro: Darío Herrera (ARG)
Auxiliares: Ezequiel Brailosky (ARG) e Maximiliano del Yesso (ARG)
VAR: Silvio Trucco (ARG)
Cartões amarelos: – (BOT); Jhojan Julio, Domínguez, Alvarado, Quintero, Quiñónez e González (LDU) (Jogada 10)