Uma reunião, na próxima semana, vai discutir a retomada do Campeonato Mato-grossense de Futebol 2020, paralisado em março por conta do avanço do coronavírus. A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) vai ouvir os dirigentes dos clubes – a exceção do Mixto e do Araguaia, que foram rebaixados – sobre a possível volta do campeonato.

A reunião já era aguardada desde o mês passado pelos clubes, para que possam definir o futuro das equipes e de atletas para o restante da temporada. Alguns presidentes defendem o retorno do Estadual em junho, enquanto outros, entendem que é melhor aguardar antes de qualquer decisão.

A assessoria de imprensa da FMF informou que devido a decretos dos municípios e do governo, não só o retorno do campeonato será discutido, mas também a possibilidade de cancelamento das competições regionais em definitivo neste ano. A FMF pretende entender a intenção dos dirigentes para elaborar um planejamento, se for o caso, bem como definição de datas para o retorno da competição, se os clubes sinalizarem o interesse.

O retorno do futebol na Coreia do Sul e na Alemanha, nos últimos dias, mesmo com portões fechados, tem sido um fato motivador. Algumas federações de futebol do país já manifestaram o interesse em dar reinício às competições no mês de junho. No Rio Grande do Sul, por exemplo, os treinamentos serão retomados ainda esta semana.

A FMF quer deixar claro que uma decisão sobre o retorno do Estadual deve acontecer somente quando houver um posicionamento das autoridades de Saúde.

De acordo com a assessoria da federação, ainda não foi definido, se o encontro será presencial ou através de vídeo-conferência. Todos devem ser ouvidos antes desse diálogo, afirma a FMF que insiste que todos os cuidados necessários devem ser tomados.