Com dois gols de Nenê (para variar), o Fluminense venceu o Corinthians por 2 a 1 na tarde deste domingo, no Maracanã, mostrou reação após duas derrotas seguidas (São Paulo e Flamengo) e subiu na tabela do Campeonato Brasileiro. O artilheiro do Flu na temporada, com 17 gols, marcou um gol em cada tempo, diante de um Timão que estreou o técnico Dyego Coelho (assumiu após demissão de Tiago Nunes). Sob novo comando, porém, o Corinthians mostrou dificuldades para atacar mais uma vez, só diminuiu com Mateus Vital, no último minuto, e começa a se preocupar com o Z-4.

Como fica?

A vitória leva o Fluminense aos 14 pontos, respirando no campeonato e podendo sonhar com posições melhores. O Corinthians continua com nove, perto do Z-4 e com chance de ser ultrapassado por Bahia, Atlético-GO, Botafogo e Bragantino até o fim da rodada.

Craque do Jogo

Nenê foi eleito o melhor da partida pelos comentaristas Casagrande e Caio Ribeiro. Calegari, com 37% dos votos, foi o preferido na votação do ge. Veja a entrevista de Nenê após a partida.

Nenê elogia time mesmo nas derrotas dos últimos jogos, mas vibra com vitória: "Estamos de parabéns"

Nenê elogia time mesmo nas derrotas dos últimos jogos, mas vibra com vitória: “Estamos de parabéns”

Primeiro tempo

Os primeiros 15 minutos foram de domínio absoluto do Fluminense, que chegou a ter 80% de posse de bola contra um Corinthians que entrou em campo com a intenção de ter o controle do meio de campo, com Gabriel, Éderson e Cantillo juntos. Sem qualquer força ofensiva, o Timão foi pressionado desde cedo, e o Flu chegou ao gol com Nenê, aos sete minutos, num lance confuso dentro da área em que o meia chutou quase deitado no cantinho de Cássio. O Corinthians melhorou um pouco quando Éderson saiu para a entrada de Everaldo, aos 17 minutos, mas só levou perigo a Muriel em duas faltas perigosas cobradas por Otero. O Fluminense mostrou que pode se adaptar no ataque sem o negociado Evanilson. O Corinthians foi mais do mesmo: uma equipe sem intensidade e que poderia ter levado mais gols.

Gol do Fluminense! Nenê tenta de primeira, cai no chão, mas consegue mandar par ao fundo do gol, aos 7 do 1º tempo

Segundo tempo

Com controle total da partida, o Fluminense levou o segundo tempo de maneira mais morna, e não viu muita reação do Corinthians. Emoção, mesmo, só no fim: pênalti de Bruno Méndez convertido por Nenê abriu o 2 a 0 a favor do Tricolor, que pouco depois perdeu Danilo Barcelos expulso: ele fez falta duríssima em Michel Macedo, e o árbitro precisou da ajuda do VAR para aplicar o cartão vermelho. No minuto final, Mateus Vital diminuiu.

Gol do Corinthians! Matheus Vital recebe na pequena área e só tira de Muriel, aos 49 do 2º tempo

Quando o VAR salva

Danilo Barcelos fez isso aí com o Michel Macedo (veja no vídeo). O árbitro Braulio da Silva Machado e seu auxiliar nem sequer viram falta. O VAR, comandado por Heber Roberto Lopes, recomendou a expulsão, consumada na sequência.

Cartão Vermelhor para Danilo Barcelos! Lateral chega muito duro em Michel e é expulso, aos 47 do 2º tempo

Cartão Vermelhor para Danilo Barcelos! Lateral chega muito duro em Michel e é expulso, aos 47 do 2º tempo

Próximos jogos

O Fluminense volta a campo na quarta-feira para enfrentar o Atlético-GO, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pelo jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil. O Corinthians enfrenta o Bahia no mesmo dia e horário, na Neo Química Arena, pela 11ª rodada do Brasileirão. (Globo Esporte)