O título do Palmeiras na Copa do Brasil determinou o último clube brasileiro na fase de grupos da Copa Libertadores 2021, e também o segundo representante do país no mata-mata preliminar do torneio.
Quinto colocado no Brasileirão, o Fluminense jogará a fase de grupos do torneio continental. Já o Grêmio enfrentará o Ayacucho, do Peru, na segunda fase classificatória – o jogo de ida será já nesta quarta-feira, em casa, e a volta está marcada para o dia 16 de março.
O sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores está marcado para 9 de abril. A etapa com oito chaves de quatro times cada começa em 20 de abril.
Os outros times do país na fase de grupos são Flamengo, Internacional, Atlético-MG, São Paulo, os quatro classificados pelo Brasileirão, e o Palmeiras, como atual campeão da Libertadores. Oitavo clube brasileiro a garantir vaga na competição, o Santos entra na segunda fase da pré-Libertadores e vai enfrentar o Deportivo Lara, da Venezuela. O jogo de ida é nesta terça, na Vila Belmiro.
Oito clubes brasileiros lutarão pela taça da Libertadores em 2021 — Foto: Conmebol
A Argentina tem sete representantes: Defensa y Justicia (campeão da Copa Sul-Americana), Boca Juniors (campeão da Superliga Argentina e da Copa Diego Maradona), River Plate, Racing, Argentinos Juniors, Vélez Sarsfield e San Lorenzo (melhores classificados na sequência). Este último disputará o playoff e pode enfrentar o Santos mais adiante.