Após se movimentar agilmente no mercado para contratar reforços, o Fluminense, agora, faz planos para dispensar alguns de seus jogadores para aliviar a folha salarial e abrir espaço para jovens da base. Somando os jogadores remanescentes da temporada passada e os reforços, o time conta com 37 jogadores no elenco profissional (veja a lista abaixo). A tendência é que a diretoria faça entre cinco e sete dispensas. Uma reunião esta semana entre a cúpula de futebol e a comissão técnica vai começar a traçar os planos.

Dentre esses jogadores, três deles são considerados carta fora do baralho. O primeiro é o meia Hudson. Emprestado pelo São Paulo, ele se recupera de uma grave lesão no joelho e teve seu contrato ampliado até 31 de janeiro, para se recuperar plenamente.

Os outros são os laterais-esquerdos Danilo Barcelos e Marlon. Com a contratação de Pineida e Cristiano, os dois ficam sem espaço, mesmo sob contrato. Marlon, inclusive, já está em negociações com um clube da Grécia.

Pelo menos um zagueiro deve ser liberado. São sete para o setor. O veterano Matheus Ferraz, de 37 anos, que conviveu com lesões ao longo de 2021, tem contrato até 2022. A diretoria não deve se opor caso o atleta receba uma proposta.

Alguns jogadores revelados nas categorias de base e que já estavam treinando entre os profissionais podem ser emprestados, como é o caso do meia Wallace e do atacante Gabriel Teixeira. Recentemente, Gustavo Apis, de 21 anos, foi cedido ao CRB por empréstimo.

Confira o elenco do Fluminense para 2022

Goleiros

Marcos Felipe
Muriel
Pedro Rangel
Gustavo Ramalho

Laterais

Samuel Xavier
Calegari
Pineida
Cristiano
Marlon
Danilo Barcelos

Zagueiros

Nino
Luccas Claro
David Braz
Matheus Ferraz
David Duarte
Manoel
Luan Freitas

Meias

Hudson
Felipe Melo
André
Wellington
Martinelli
Nonato
Arias
Wallace
Cazares
Ganso
Yago
Nathan
William Bigode

Atacantes

Luiz Henrique
Fred
Caio Paulista
John Kennedy
Cano
Gabriel Teixeira
Matheus Martins

Já liberados/negociados

João Lopes (Fim de contrato)
Bobadilla (Fim de contrato)
Abel Hernández (Fim de contrato)
Egídio (Fim de contrato)
Lucca (Liberado para a Ponte Preta)
Gustavo Apis (emprestado ao CRB)

(Jogada 10)