O Fluminense não precisou de grande esforço para estrear com o pé direito na Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira (6), no Maracanã. Derrotou o Oriente Petrolero (BOL) por 3 a 0, gols de Cris Silva, Arias e Zazpe, contra. Como apenas um da chave avança às oitavas de final, vencer com um bom saldo de gols na largada é um ótimo sinal para a sequência no torneio.
Com o triunfo, o Tricolor assumiu a ponta do Grupo H com três pontos, enquanto o Oriente Petrolero é o lanterna. No outro jduelo da chave, Unión Santa Fe e Junior Barranquilla empataram em 1 a 1, na Argentina.
Primeiro tempo
Apesar da dificuldade para furar a marcação dos bolivianos, o Fluminense foi paciente e, aos poucos, encontrou espaços. Ganso e Arias, com movimentações principalmente sem a bola, foram boas opções para desafogar o jogo, abrindo buracos para a construção a partir dos laterais. Assim, Cris Silva abriu o placar aos 29, apenas no segundo arremate dos cariocas na partida. O Tricolor aproveitou o bom momento, não deixou o ritmo cair e ampliou seis minutos depois. Arias, um dos destaques da equipe, fez um merecido gol após triangulação com Xavier e Ganso.
Segundo tempo
O Tricolor seguiu dominando as ações diante de um adversário que se limitou a marcar. As mudanças promovidas por Abel mantiveram a equipe no campo ofensivo, apesar do ritmo não ter sido o mesmo da primeira etapa. Zazpe, de cabeça, anotou contra e fechou o placar no Maracanã.
FLUMINENSE 3 x 0 ORIENTE PETROLERO (BOL)
1ª rodada do Grupo H da Sul-Americana
Data: 6/4/2022
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público: 20.500 presentes (18.950 pagantes)
Renda: Não divulgado.
FLUMINENSE: Fábio; David Braz, David Duarte e Manoel (Luccas Claro, intervalo); Samuel Xavier, André (Wellington, aos 32′ do 2ºT), Yago Felipe, Paulo Henrique Ganso (Luiz Henrique, aos 24′ do 2ºT) e Cris Silva; Jhon Arias (Willian, aos 24′ do 2ºT) e Germán Cano (Fred, aos 30′ do 2ºT). Técnico: Abel Braga.
ORIENTE PETROLERO: Wilson Quiñonez; Maximiliano Caire, Sebastían Álvarez, Zazpe e Carlos Roca (Marcelo Suárez, aos 45′ do 2ºT); Mercado, Daniel Rojas (Ferddy Roca, aos 35′ do 2ºT), Guaycochea (Miguel Ríos, aos 30′ do 2ºT), Ribera (Héctor Sánchez, aos 22′ do 2ºT), Hugo Dorrego; Facundo Suárez (Ricardo Sandoval, aos 43′ do 2ºT). Técnico: Erwin Sanchez.
Gols: Cris Silva, aos 31′ do 1ºT (1-0); Jhon Arias, aos 39′ do 1ºT (2-0); Zazpe (contra), aos 27′ do 2ºT (3-0).
Árbitro: José Argote (VEN)
Assistentes: Carlos Lopez (VEN) e Lubin Torrealba (VEN)
Cartões amarelos: Samuel Xavier, André (FLU); – (OPE)